Presidente da Fapeg participa da solenidade de posse do reitor da UFG, em Brasília

 

Transmissão de cargo em Brasília
Edward Madureira assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília. Foto: Carlos Siqueira

O professor Edward Madureira Brasil tomou posse nesta segunda-feira, dia 8, em Brasília, como novo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), para a gestão 2018-2021. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaira Turchi, participou da solenidade realizada no Ministério da Educação (MEC), que contou, ainda, com a participação de autoridades políticas, professores, servidores técnico-administrativos e integrantes da nova equipe gestora, além de familiares e amigos. Compuseram a mesa diretiva o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a senadora Lúcia Vânia e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Em defesa do ensino superior público e gratuito, Edward deu início ao discurso, falando também em nome da vice-reitora, Sandramara Matias Chaves. “Queremos reafirmar nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação”.

Para o reitor, esse sistema é a única estrutura capaz de transformar o país em uma nação desenvolvida e com justiça social, garantindo a soberania que só pode ser alcançada com conhecimento e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Entre os papéis da Universidade nesse contexto estão o de formar cidadãos conscientes e críticos, produzir e disseminar conhecimento, apoiar a construção de políticas públicas e solucionar demandas da sociedade.

Plano Nacional de Educação

Posse reitor ufg em brasília
Zaira Turchi prestigia cerimônia de posse do reitor da UFG. Foto: Carlos Siqueira

Entre os compromissos assumidos pelo reitor em sua posse está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária que, segundo ele, tem sido “tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos”.

Outra garantia foi o cumprimento das propostas de campanha, reunidas em dois eixos. O primeiro é a reorganização estrutural da Universidade, com reconhecimento e valorização das pessoas e melhoria dos processos. A proposta é fruto da constatação de que a UFG, ancorada na sua história e com o excelente nível de seu quadro docente, técnico e discente, é capaz de superar falsas dicotomias. Dessa forma, de acordo com o reitor, é possível incluir e avançar com qualidade, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologia, se relacionar com empresas e preservar a autonomia, além de promover uma gestão ágil e democrática.

Novo reitor ufg e equipe
Reitor Edward Madureira, vice-reitora Sandramara Matias Chaves e a nova equipe de pró-reitores da UFG. Foto: Carlos Siqueira

O segundo eixo diz respeito à relação com a sociedade, aproximando-a cada vez mais da Universidade. “Buscaremos aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem essa relação de integração, interação e intercâmbio da Universidade com a sociedade”, pontou. Edward concluiu seu discurso afirmando que trabalhará com a coragem necessária para enfrentar os desafios, diante da crise moral, ética, política e econômica por que passa o país.

O secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, desejou boa sorte ao novo reitor, reiterando a parceria do Ministério com as instituições de ensino superior do país. O grande desafio dos próximos anos, segundo o secretário, é fortalecer as universidades para além do financiamento. “Precisamos trazer inovação, melhoria da gestão, eficiência, e o grande desafio é começar a pensar em como isso pode acontecer”.

A presidente da Fapeg, professora Zaira Turchi  esteve presente ao evento e desejou ao novo gestor da Universidade e à sua equipe sucesso na condução da UFG para patamares ainda mais elevados. “A Universidade Federal de Goiás tem, hoje, um papel muito importante e de grande relevância para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação e para a formação de recursos humanos altamente capacitados no Estado de Goiás, com grande importância para o Brasil. E a Fapeg apoia esta instituição que possui o maior número de programas de pós-graduação e de resultados de pesquisa no cenário estadual. Certamente, com muito trabalho, determinação, competência e capacidade de diálogo do professor Edward, a UFG vai avançar ainda mais neste cenário”,  ressaltou Zaira Turchi.

Transmissão do cargo
Na próxima sexta-feira, dia 12, às 20 horas, será realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Edward Madureira Brasil e de posse à vice-reitora Sandramara Matias Chaves e aos pró-reitores. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Ascom UFG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo