Presidentes de FAPs vão deliberar sobre resultados de acordos CONFAP-Fundo Newton

Na próxima segunda-feira (26), representantes do Fundo Newton e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) iniciarão o processo de julgamento das chamadas lançadas neste ano com os parceiros britânicos do Medical Research Council (MRC), Economic and Social Research Council(ESRC) e Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC).

Todas elas exigem contrapartidas de Fundações de Amparo à Pesquisa e decorrem de Memorandos de Entendimentos articulados pelo CONFAP, selando uma parceria que vem sendo apontada como exemplar pelos próprios britânicos.

A chamada que envolve o MRC, cujo objeto foram Doenças Infecciosas Negligenciadas, teve 76 submissões (50 elegíveis, envolvendo 11 FAPs) até o dia 1 de julho, quando foi encerrada. Um dia depois (2 de julho), encerrou o prazo da chamada com o ESRC, sobre Cidades Saudáveis e o Nexo entre Água-Comida-Energia. Ela teve 22 submissões (14 elegíveis, envolvendo 8 FAPs). E para viabilizar Centros Virtuais de Nitrogênio na Agricultura, o CONFAP e BBSRC deram o prazo até 22 de julho para submissões (recebidas 5, 4 elegíveis envolvendo 4 FAPs).

Painéis internacionais serão conduzidos entre membros do CONFAP e parceiros britânicos do Fundo Newton a partir do dia 27 para indicação das melhores propostas, a fim de que nos dias 29 e 30 de outubro presidentes de FAPs e dirigentes das instituições britânicas parceiras decidam quais projetos serão efetivamente contratados.

Os projetos aprovados receberão recursos a partir de março de 2016 para serem executados em até 36 meses.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo