Presidente do Confap participa de Road Show na Itália sobre Pecuária de Baixo Carbono

 Road Show “Low Carbon Beef Production in BrazilA presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participa nesta semana, na Itália, a convite do Instituto Fórum do Futuro, do Road Show “Low Carbon Beef Production in Brazil”, promovido pelo Instituto Fórum do Futuro, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Departamento de Agronomia, Alimento, Recursos Naturais, Animais e Meio Ambiente (na sigla italiana, DAFNAE), da Universidade de Pádua. A missão busca apresentar projetos na área de desenvolvimento e fomento a pesquisas em Agricultura Tropical Sustentável, especialmente em relação à produção de carne bovina com baixa emissão de carbono.

Nesta segunda-feira, dia 25 de junho, a presidente do Confap apresentou as oportunidades de fomento oferecidas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), sobretudo na articulação de interesses regionais na formulação de políticas de investimento em pesquisa aplicada. A apresentação foi realizada na Universidade de Pádua e contou com a presença do vice-reitor de Relações Internacionais da universidade italiana, Alessandro Paccagnella e por Martino Cassandro do DAFNAE. Também estiveram presentes o líder no segmento no mercado italiano, Pier Cristiano Brazzale; o pecuarista italiano radicado no Brasil e atuante no sistema integrado de Carne Carbono Neutro, Ricardo Sechis; e o representante da Food and Agriculture Organization (FAO/ONU), Sérgio Zelaya.

Integram a comitiva brasileira, além da presidente do Confap, o presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli; o coordenador científico do Fórum e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela; e o diretor executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cléber de Oliveira Soares. Completam o grupo os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Fabiana Villa e Roberto Giolo; do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Fabiano Guimarães Silva e Gustavo Augusto Moreira Guimarães; e a gerente de clima da WRI Brasil, Viviane Romeiro.

As reuniões prosseguem até a próxima quarta-feira, dia 27 de junho. A programação inclui visitas a representantes de universidades italianas e de cooperativas de produtores.Participantes do evento na Itália

Contexto
A agricultura no Brasil, assim como no mundo, vem sendo pressionada pela sociedade para aumentar a produção de alimentos com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Na medida em que a população do planeta cresce, os recursos naturais disponíveis diminuem. Desafio este que vem sendo aplicado em pesquisas científicas no País para o desenvolvimento nos Biomas tropicais, começando pelo Cerrado e pela Caatinga, seja voltado ao bem-estar animal, na gestão eficiente de recursos hídricos e até na recuperação de solos para uso na atividade. Outro aspecto interessante na área científica é equilibrar a emissão de gases danosos com compensação de áreas de mais oxigênio através de sistemas integrados entre lavoura, pecuária e floresta, processo conhecido como sequestro de carbono. Neste contexto, menos emissão de gases nocivos e mais oferta de comida para a população resulta em um planeta mais saudável para as próximas gerações.

Alinhados a esta preocupação mundial, três importantes projetos na área de desenvolvimento e fomento a pesquisas em Agricultura Tropical Sustentável no Brasil estão sendo apresentados na Itália. O Global Plat, o Projeto Biomas Tropicais e o recém-lançado site da Plataforma do Conhecimento – ferramentas importantes para promover um diálogo político, técnico e estratégico de ideias e pesquisas realizadas no campo científico no País e no mundo voltados para o bem-estar da sociedade e melhora na oferta de alimentos e preservação do meio ambiente.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações do Fórum do Futuro .

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo