Presidente da Fapeg participa de solenidade de encerramento do Peiex

Encerramento do Peiex
Foto: Letícia Santana

Nesta terça-feira, dia 11 de setembro, foi realizada a solenidade de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), na Fieg, em Goiânia. O Peiex visa capacitar micro, pequenas e médias empresas para a exportação. Após a capacitação, essas empresas tornam-se aptas a participarem das ações de promoção do comércio externo da Apex Brasil.

Em Goiás, o Peiex conta com a parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Desenvolvimento (SED), Apex Brasil e Universidade Federal de Goiás (UFG).Compuseram a mesa de abertura a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi; o superintendente executivo de comércio exterior da SED, William O’Dwyer; o superintendente de comércio exterior da SED, Leonardo Dib; a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, representando o reitor  Edward Madureira; o coordenador do Peiex, Rafael Freitas e a analista de comércio exterior da Apex, Mônica Lobo.

O superintendente executivo de comércio exterior da SED, William O’Dwyer, ressaltou que a exportação é um fator de desenvolvimento muito importante para Goiás. “Hoje vamos anunciar que é o 56º mês de superávit da nossa balança comercial. Isso é o resultado magnífico do estado de Goiás, uma vitória a ser comemorada por todos aqueles que compõem o comércio exterior no estado”, diz.

Encerramento do Peiex na Fieg
Foto: Letícia Santana

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, ressaltou que o Peiex tem uma história de resultados positivos no país e em Goiás teve muito êxito, sendo motivo de orgulho para a Fapeg ter a confiança da Apex para conduzir o Peiex. Zaira acrescentou que um programa para ser exitoso precisa atingir as metas e o Peiex, com metas e planos muitos seguros, foi além do que estava previsto.

“Com essa composição que fizemos, entre Fapeg, SED e UFG, estamos podendo verificar isso de modo muito positivo. O que está acontecendo no trabalho com as empresas está gerando dissertações e teses. Para expandir conhecimento tem que formar pessoas para atuar melhor nesse campo e aí estamos vendo que o Peiex está propiciando essa dinâmica do estado de Goiás com envolvimento amplo”, diz.

O Peiex
O Programa oferece o acompanhamento da empresa por um técnico extensionista que irá até a indústria e fará o diagnóstico da empresa, a identificação de melhorias a serem implantadas e a avaliação do preparo da empresa para a exportação.  Este processo oferece soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing produto, manufatura e comércio exterior.

Após a implementação das melhorias sugeridas e atendido os requisitos de exportação, a ApexBrasil e o Governo de Goiás convidam a empresa a participar de eventos de internacionalização que podem ser rodadas de negócios, feiras, missões internacionais, entre outros. Assim, a empresa goiana entra no mercado internacional com níveis de maturidade e competitividade adequados para que a experiência seja positiva e traga resultados e benefícios para a saúde da empresa.

São focos do Peiex incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura da exportação, ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado, além de introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas, entre outros. A última chamada do Peiex, que teve início em 2016, tem a meta de capacitar 190 empresas até janeiro de 2019. No total, foram investidos R$1.388.000,00.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo