Presidente da FAPEG participa de evento na UFG

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, foi debatedora, na manhã de hoje (28), da oficina ‘Saúde Pública e Incorporação de Tecnologias Baseadas em Evidências’ dentro das atividades de pré-evento do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento, que terá abertura oficial na noite de hoje, está sendo realizado no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem como tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia. O desafio do SUS Universal”.

A oficina desta manhã foi organizada pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG e contou com uma apresentação da diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias da Saúde e de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Clarice Alegre. Os professores doutores do IPTSP, Otaliba Libânio, Ana Lúcia Sampaio, Ana Paula Kipnis e Cristina Maria Toscano apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Avaliação do Projeto Viva Trânsito em cinco capitais brasileiras nos anos de 2011 a 2013”, “Tecnologias para avaliação de novas vacinas introduzidas no Programa Nacional de Imunização”, “Tecnologia e inovação para o desenvolvimento de novas vacinas contra tuberculose” e “Avaliação econômica para incorporação de novas tecnologias”. Todas as pesquisas foram desenvolvidas no IPTSP.

O objetivo principal da oficina, coordenada pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Glorinda Soares, foi debater e compartilhar projetos selecionados de pesquisas e produção de inovações tecnológicas realizados no IPTSP. Entre os presentes, estavam dirigentes das áreas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde da região Centro-Oeste, além de professores e alunos da UFG.

Para Zaíra Turchi, esse tipo de evento mostra a importância em se financiar pesquisas voltadas para a saúde pública, no sentido em que os resultados destes estudos fornecem dados e estatísticas atualizados a respeito da realidade da saúde do país.

Fomento
O 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será realizado até o dia 1º de agosto. Dentro da programação do evento, a FAPEG fomenta, por meio da chamada pública 02/ 2015, de apoio à realização de eventos científicos no estado de Goiás, a oficina de ‘Formação, Pesquisa e Práticas de Saúde Coletiva na Região Centro-Oeste’. O Congresso é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pela UFG.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo