Presidente da Fapeg participa de evento do IMB sobre Avaliações de Políticas Públicas

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB/SGG) promove nos dias 1º e 2 de junho, pela plataforma Zoom, o evento “Experiência em avaliações de políticas públicas: experiências externas e o início da cultura avaliativa no Estado de Goiás”. Esse evento integrará a Semana de Avaliação gLOCAL, que é dedicada a eventos de compartilhamento de conhecimento e experiências relacionados à prática de monitoramento e avaliação de políticas públicas (M&A) em todo o mundo. É organizado pela CLEAR em parceria com instituições locais, regionais e globais de M&A, incluindo instituições públicas e não governamentais, do setor privado, instituições acadêmicas e profissionais especialistas. O presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira fará a abertura da mesa-redonda do dia 2 de junho, a partir das 19 horas, com o tema – Estudos Avaliativos em andamento no IMB/SGG.

No Estado de Goiás, o IMB, vinculado à Secretaria-Geral da Governadoria, tem a atribuição de realizar estudos socioeconômicos, incluindo o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. O evento tem como objetivo debater a importância da avaliação de políticas públicas, prática que se expande cada vez mais no Brasil e no mundo. Essa ferramenta de gestão, imprescindível para o desenho, aperfeiçoamento e o controle das políticas públicas, foi implementada pelo Governo do Estado de Goiás e, será discutida pela Administração Pública, Academia e Sociedade Civil.

Programação

O evento contará com duas sessões com os seguintes temas:

1 de junho de 2021, 19 horas – Experiências Avaliativas, com participação do Secretário-Geral de Governadoria Adriano da Rocha Lima (Abertura), Erik Alencar de Figueiredo (Subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia (ME), Pós-doutorado na Universidade do Tennessee, Knoxville), com apresentação intitulada Poor parents and healthy children: the long-run effects of trade shocks on child health; Rodrigo Nobre Fernandez (Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRGS), com apresentação intitulada PPPs e Concessões: mecanismos para destravar os gargalos em infraestrutura; e Rebeca Regina Regatieri (Auditora de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia e Doutoranda em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), com apresentação intitulada Sistemas de monitores e avaliação de políticas públicas: referências internacionais e avanços recentes no Brasil?.

2 de junho de 2021, 19 horas – Estudos Avaliativos em andamento no IMB/SGG , com participação do Presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira (Abertura), Celso José Costa Junior (Ex-Coordenador Geral de Modelagem Econômica da Secretaria de Política Econômica – Ministério da Economia. Autor do livro Understanding DSGE models, Vernonpress, 2016, Pós-Doutorado na Escola de Economia de São Paulo EESP/FGV e professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa), com apresentação intitulada Modelo Estrutural para análise de eventos fiscais do Estado de Goiás; Felipe Garcia Ribeiro (Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2013), com apresentação intitulada Projeto Universitário do Bem; e Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo (Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apresentação intitulada Projeto Matriz Insumo-Produto de Goiás.

A mediação do evento será feita pelo Diretor-Executivo do IMB/SGG Guilherme Resende Oliveira e pelo Gerente de Estudos Socioeconômicos e de Avaliação de Políticas Públicas Alex Felipe R Lima.

Para mais informações sobre o evento e para as inscrições, clique aqui.

Fonte: IMB, com alterações.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo