Presidente da FAPEG participa de entrega do Prêmio FCW

Nesta edição do evento, o premiado na categoria Ciência foi o físico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg. A premiação de medicina foi conferida ao pesquisador do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP, Protásio Lemos da Luz.

Na categoria Cultura, a contemplada foi a atriz Fernanda Montenegro. Já o primeiro lugar do Prêmio FCW de Arte foi conferido ao fotógrafo Gabriel Monteiro, com o ensaio “Tropa de Elite”. Nas imagens vencedoras, o fotógrafo, integrante do coletivo Trëma, retrata os moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, que transformaram objetos comuns em equipamentos de defesa para resistir à ordem de despejo de uma área invadida pela Polícia Militar, em 2012.

Para Zaira Turchi, o Prêmio é muito importante já que reconhece o mérito de toda uma trajetória dos concorrentes. Para indicar as personalidades, a FCW solicita sugestões a várias instituições reconhecidas no país por produção intelectual e cultural. Além disso, há uma Comissão de Busca que tem como objetivo preparar os currículos encaminhados e agregar novas indicações.

Fundação
A FCW foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel. O fotógrafo, que foi o precursor em revelações fotográficas no Brasil, deixou em seu testamento o desejo de criar uma fundação filantrópica que fomentasse e apoiasse atividades culturais, artísticas e científicas no país.

Desde 2003 a Fundação distribui, anualmente, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.Para reverenciar o idealizador da Fundação, a categoria Artes é destinada à fotografia. Neste sentido são promovidas anualmente as 100 melhores fotos do período anterior, sejam de publicidade ou de ensaios fotográficos.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG (com informações da Agência FAPESP).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo