Presidente da FAPEG participa de entrega do Prêmio FCW
Nesta edição do evento, o premiado na categoria Ciência foi o físico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg. A premiação de medicina foi conferida ao pesquisador do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP, Protásio Lemos da Luz.
Na categoria Cultura, a contemplada foi a atriz Fernanda Montenegro. Já o primeiro lugar do Prêmio FCW de Arte foi conferido ao fotógrafo Gabriel Monteiro, com o ensaio “Tropa de Elite”. Nas imagens vencedoras, o fotógrafo, integrante do coletivo Trëma, retrata os moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, que transformaram objetos comuns em equipamentos de defesa para resistir à ordem de despejo de uma área invadida pela Polícia Militar, em 2012.
Para Zaira Turchi, o Prêmio é muito importante já que reconhece o mérito de toda uma trajetória dos concorrentes. Para indicar as personalidades, a FCW solicita sugestões a várias instituições reconhecidas no país por produção intelectual e cultural. Além disso, há uma Comissão de Busca que tem como objetivo preparar os currículos encaminhados e agregar novas indicações.
Fundação
A FCW foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel. O fotógrafo, que foi o precursor em revelações fotográficas no Brasil, deixou em seu testamento o desejo de criar uma fundação filantrópica que fomentasse e apoiasse atividades culturais, artísticas e científicas no país.
Desde 2003 a Fundação distribui, anualmente, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.Para reverenciar o idealizador da Fundação, a categoria Artes é destinada à fotografia. Neste sentido são promovidas anualmente as 100 melhores fotos do período anterior, sejam de publicidade ou de ensaios fotográficos.
Assessoria de Comunicação Social da FAPEG (com informações da Agência FAPESP).