Presidente da Fapeg participa da posse do novo diretor executivo da Funape

Foto: Ascom UFG/Carlos Siqueira.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou da cerimônia de posse do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, na direção executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 3 de maio, na sede do órgão, em Goiânia, e contou com as presenças da diretora de Gestão, Planejamento e Finanças da Fapeg, Sandra Cristine do Espírito Santo Gabriel, de pró-reitores e de funcionários da instituição.

Orlando, que já foi reitor da UFG entre 2014 e 2017, assume o novo cargo pelos próximos dois anos a convite do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. O professor Reinaldo Nogueira, que esteve à frente da Funape nos últimos quatro anos e dois meses, assume agora a direção da Escola de Engenharia Elétrica. Reinaldo agradeceu por todo empenho e contribuição dos colaboradores da Funape.

A Funape é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivos a promoção e apoio à pesquisa científica, tecnológica, filosófica e artística em todos os seus aspectos e fases; exercícios de atividades científicas, culturais e artística; divulgação de trabalhos científicos e artísticos de reconhecido valor; participação no processo de desenvolvimento do País estimulando trabalho de pesquisa; apoio à formação de recursos humanos para a ciência, tecnologia e artes; e prestação de serviços técnicos e científicos à comunidade.

Orlando do Amaral ressaltou a contribuição da Funape, por meio da pesquisa e ciência, para a UFG. “A Funape faz parte desse processo e queremos crescer mais ainda. Hoje, a Funape faz a gestão de 380 projetos de pesquisa por ano e capta, aproximadamente, R$70 milhões por ano”, diz. Ele enalteceu o trabalho dos pesquisadores da Fundação. “A Funape é um instrumento, mas quem vai atrás e conquista os recursos são os pesquisadores. É com eles que devemos ter um carinho, pois são eles que dão a possibilidade da Funape continuar a crescer”, acrescenta Orlando.

Foto: Ascom UFG/Carlos Siqueira.

Em discurso, a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, destacou a importância da Funape. “A cada ano, a Funape está se consolidando e se tornando mais importante para a UFG e para o Estado de Goiás”. Zaira explicou que a Fapeg é uma Fundação de Amparo, enquanto a Funape é uma Fundação de Apoio, mas que apesar de serem entes diferentes, há um trabalho em conjunto, e esta aproximação, por meio do diálogo, deve ser cada vez maior,  para o fortalecimento da ciência no estado de Goiás.

Edward agradeceu ao professor Reinaldo e deu as boas-vindas ao professor Orlando agradecendo por ter aceitado o convite. O reitor da UFG destacou que todos devem ter a compreensão do papel que desempenham na sociedade. “Não fazemos a UFG pela UFG. A Fapeg não faz pela Fapeg e a Zaira demonstra isso todos os dias. A gente faz as nossas atividades para a sociedade”, frisa.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo