Presidente da Fapeg lança Prêmio Novos Talentos Para Agricultura Sustentável, em Washington (EUA)

A premiação foi anunciada em conjunto pela presidente da Fapeg, Zaira Turchi, e pelo coordenador do projeto no Fórum do Futuro, Evaldo Vilela. Foto: Divulgação.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, lançou nesta segunda-feira, dia 16, na sede do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos, o Prêmio Novos Talentos Para a Agricultura Sustentável – Brasil. A premiação, realizada em parceria com o Instituto Fórum do Futuro, busca aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo embutidas no desafio de aumentar a produção de alimentos em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos.

O evento foi aberto pelo vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina, Jorge Familiar, e pelo diretor de Agricultura do Banco Mundial, Juergén Voegele. A premiação foi anunciada em conjunto pela presidente da Fapeg, Zaira Turchi, e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, que é coordenador do projeto dentro do Fórum do Futuro. Estavam presentes ainda os embaixadores Ronaldo Sardenberg e Botafogo Gonçalves; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli; além de pesquisadores e membros do Fórum do Futuro, de universidades e de entidades de pesquisa brasileiras.

Segundo Zaira, a questão de produzir mais alimentos com sustentabilidade não diz respeito só a Goiás ou ao Brasil, é uma questão mundial – fato que implica na participação de importantes instituições em apoio ao projeto. “Lançar o prêmio apoiado pela Fapeg nesta área significa dar uma visibilidade para o mundo da relevância e da nossa responsabilidade social diante desse cenário. O Estado de Goiás é um dos mais importantes produtores de alimentos e a nossa economia é baseada na agricultura, então nós temos uma grande responsabilidade nesse campo”, avalia.

Parte da Comitiva presente ao evento. Foto: Divulgação.

Para Zaira, os prêmios vão contribuir para fazer avançar as responsabilidades sociais e ambientais da ciência, além de aumentar a conexão entre ciência, tecnologia e inovação, perante o desenvolvimento de todos os atores envolvidos. “Esse lançamento aqui, na sede principal do Banco Mundial, numa cerimônia com a presença do vice-presidente do Banco, do diretor da área de alimentos e lideranças brasileiras e mundiais na produção de alimentos, tem um valor simbólico muito importante devido ao grande desafio global de alimentar com sustentabilidade uma população mundial que cresce exponencialmente. O prêmio é importante para despertar jovens talentos a desenvolver soluções inovadoras para o alimento sustentável”, complementa.

Sobre o Prêmio
A decisão da Fapeg em apoiar a realização do prêmio foi definida durante as comemorações do Centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em abril, com o lançamento da Carta de Goiânia, documento elaborado por diversas instituições de pesquisa que sintetiza o papel do Centro-Oeste e da ciência aplicada na produção sustentável de alimentos.

Para a seção Brasil da premiação, na qual a Fapeg tem participação, serão premiados trabalhos em duas categorias: “Pecuária de Baixo Carbono” e “Agregação de valor indústria, comércio e serviços”. O primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio no valor de R$ 15 mil e o segundo e terceiro lugar receberão R$ 5 mil cada um. As inscrições deverão ser abertas ainda neste mês de maio e poderão ser realizadas até o dia 22 de novembro.

Podem participar do Prêmio Novos Talentos estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 35 anos de idade e desenvolvem pesquisas que promovam a integração entre a Ciência, a Natureza e o Desenvolvimento, na perspectiva da promoção do Alimento Sustentável. O regulamento, bem como os requisitos necessários para o envio das inscrições estarão disponíveis no site www.premionovostalentos.com.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo