Prazo para submeter propostas à Chamada Confap &WBI – Bélgica é até dia 22

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), da Bélgica, lançaram a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024, para financiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica.

A chamada é lançada no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2020 pelo CONFAP e pela WBI para Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil, e tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa, eventos, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas nas seguintes áreas temáticas: Materiais Circulares; Inovação em Saúde; Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros; Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis; Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares; Aeronáutica e Espaço;  Tecnologias Digitais; e Amazônia.

Submissão de propostas

Os candidatos do Brasil devem preencher o formulário de submissão de propostas até o dia 22 de julho de 2024 (disponível para download aqui); e submeter a proposta por meio da plataforma do CONFAP, disponível no endereço eletrônico: https://sistema.confap.org.br

Elegibilidade

Os candidatos do Brasil devem ser doutorandos ou possuir título de doutorado (ou título equivalente) e serem vinculados a uma Instituição de Pesquisa localizada em um dos estados brasileiros cujas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estejam participando da chamada (vide listagem abaixo).

Pesquisadores de diferentes estados brasileiros podem participar de uma mesma proposta – envolvendo assim mais de uma FAP, em parceria com pesquisadores da Valônia-Bruxelas.

Os critérios de elegibilidade específicos de cada FAP devem ser consultados diretamente com os Pontos de Contato das Fundações participantes. (Consulte os contatos de cada FAP aqui)

Confira a relação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada: 

1. Fundação Araucária (Paraná)

2. FAPEAL (Alagoas)

3. FAPEAM (Amazonas)

4. FAPEAP (Amapá)

5. FAPEG (Goiás)

6. FAPEMA (Maranhão)

7. FAPEMAT (Mato Grosso)

8. FAPEPI (Piauí)

9. FAPERGS (Rio Grande do Sul)

10. FAPERJ (Rio de Janeiro)

11. FAPES (Espírito Santo)

12. FAPESB (Bahia)

13. FAPESC (Santa Catarina)

14. FAPESP (São Paulo)

15. FAPESPA (Pará)

16. FAPESQ (Paraíba)

17. FUNDECT (Mato Grosso do Sul)

18. FAPERO (Rondônia)

Fonte: Confap

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo