Praça Cívica é palco, mais uma vez, de momento histórico: a ascensão de José Eliton como governador
“Eu sou a mudança, a mudança que consolida conquistas e que, deste ponto de partida, garantirá avanços, buscará inserir Goiás na consciência do século do saber, da tecnologia, da tolerância e do respeito, das liberdades, da transparência e da ética”, afirmou o governador empossado José Eliton em discurso de posse na Assembleia Legislativa no último sábado, dia 7. O novo governador reforçou que vai preservar o “legado de grandes realizações” de Marconi Perillo. “O seu exemplo é a inspiração que emana dos grandes estadistas”, declarou. “A partir de hoje, a partir do novo Goiás nascido com Marconi Perillo, vamos inaugurar o novo tempo novo em Goiás, com esperança, sonhos e coragem”, proclamou o governador de Goiás.
Segundo ele, a gestão tem como foco as pessoas, “garantindo a todos, onde quer que tenham nascido nesse chão goiano, o direito elementar de terem oportunidades”. José Eliton despediu-se do ex-governador Marconi Perillo exaltando o seu legado e garantiu: “Continuarei a fazer a mudança iniciada pelo Tempo Novo. Eu sou a mudança, a mudança que consolida conquistas e que, deste ponto de partida, garantirá avanços, buscará inserir Goiás na consciência do século do saber, da tecnologia, da tolerância e do respeito, das liberdades, da transparência e da ética”.
José Eliton iniciou o discurso com destaque para a democracia, que, conforme ressaltou, “permite que alguém que não nasça em berço de ouro, que não pertença a famílias oligárquicas, que vindo do interior, estudante de escola pública, possa, pelo seu esforço, ascender na vida, dirigir os destinos de um município, de um estado, de uma nação”. O novo governador observou que é pela democracia que estava naquele momento assumindo com o povo goiano “o compromisso de honrar, dignificar e defender com minhas ideias, decisões e atos a grandiosa missão de governar Goiás”.
Ele falou de sua trajetória, que o impulsionou para a vida pública e do trabalho ao lado do ex-governador Marconi Perillo, na transformação de Goiás em um estado moderno e que hoje é referência no país. Ele reforçou que vai preservar o “legado de grandes realizações” de Marconi Perillo. “O seu exemplo é a inspiração que emana dos grandes estadistas”, declarou.
José Eliton, que já tinha assumido o comando do estado por 23 vezes como interino, citou programas e obras como o Hugol, Hugo, CRER, Itegos, programas sociais como o Bolsa Universitária, Renda Cidadã e Jovem Cidadão, entre outras iniciativas e obras, justificando que tudo isso mostra um governo que sempre esteve presente na vida das pessoas. “Há anos o estado é modelo de inovação para o Brasil; há anos fazemos a nossa parte; e há anos os goianos colhem os bons resultados”, disse.
Foco no ser humano
Ao falar dos desafios e das metas de seu governo, destacou que a sua origem o define e o impõe governar para as pessoas, para os mais necessitados. “Esse será meu foco, minha atenção, minha obsessão; estabelecer um ambiente onde todos possam sonhar e alcançar oportunidades”, observou. “Não esperem de mim senão amor, trabalho e dedicação a Goiás”, continuou, ao justificar que “amor ao próximo é o que tenho na raiz do coração. É o que nasceu e cresceu comigo feito herança da terra e do berço. É o que me move e o que me guia”.
Para o setor de saúde, anunciou a ampliação do atendimento ambulatorial e a realização de exames em um terceiro turno, “para que o trabalhador possa no período ser atendido e diagnosticado”, disse o novo governador No discurso de posse, ainda, o novo governador falou das prioridades para saúde, educação e segurança pública e da necessidade de se “preparar o estado para um novo salto de qualidade, com foco no desenvolvimento social”. Para alcançar as metas, Eliton disse que ouvirá a todos. “Vamos manter o que está bom, mudar o que for preciso”, afirmou. “Dialogarei com o grande produtor e também com o lavrador; com o empresário e o trabalhador; com os movimentos sociais das cidades e do campo; com os sindicatos patronais e com os trabalhadores; enfim, com todos, absolutamente todos”, disse.
É nesse ambiente de “respeito às pessoas e suas opções, fazendo da isonomia princípio e conceito de oportunidade e de remuneração para todos”, que José Eliton buscará ter, segundo seu discurso, a “sensibilidade para compreender as demandas emanadas da sociedade e propor novos caminhos em áreas sensíveis a todos os goianos”.
Para a educação, conforme destacou o novo governador, entre as principais medidas está o reforço aos alunos do ensino fundamental para que melhorem o seu desempenho nas avaliações do Ideb, para que a educação em Goiás continue a figurar entre as melhores do país. Aos alunos do ensino médio, o governo atenderá com uma agenda inovadora e criativa na utilização da rede de comunicação do estado e de novas tecnologias, para que sejam cada vez mais preparados para os desafios da atualidade.
E para a segurança pública, o novo governador anunciou a continuidade de investimentos em inteligência, em estrutura e no aumento dos efetivos. Eliton afirmou que agora, depois das políticas implementadas por Marconi Perillo, é possível lançar um conjunto de ações para garantir maior eficácia na segurança pública, como o policiamento ostensivo nos terminais de transporte coletivo, modernização da frota, avanço na inteligência e reformulação de protocolos e competências no registro de ocorrências e investigações.
Outro foco de atenção do novo governador será o contínuo esforço para ver alterada a legislação penal do país. “Vamos continuar insistindo para que o Congresso Nacional atue para reformular a legislação penal e processual penal, bem como a Lei de Execuções Penais, de modo a dar maior efetividade na punição àqueles que por ato de vontade viola a lei e a paz social”, enfatizou Zé Eliton. “Vamos ter a paz como foco”, acentuou.
Social
A preocupação com o social permeia todo o plano de governo de José Eliton, que quer “reduzir desigualdades regionais” e ampliar programas sociais. “Estou pronto. E minha motivação é grande, porque meus sonhos nunca foram pequenos”, disse ainda o novo governador. “Juntos, superaremos estes desafios, porque é hora de Goiás, mais uma vez, se superar, ganhar impulso e ir além”, destacou, ao falar dos desafios para uma nova política de desenvolvimento do estado, alavancada nos incentivos fiscais, uma vez que o Congresso Nacional aprovou recentemente a convalidação dos programas de incentivos fiscais dos estados.
“A partir daí, construiremos um novo modelo, em conjunto com o setor produtivo, sempre com o foco no desenvolvimento humano”, enfatizou. Segundo observou, nesse processo, seu governo terá como objetivo propiciar o fortalecimento do Estado com eficiência e desenvolvimento de todas as regiões, sem desigualdades. “Não podemos conviver com um estado que seja próspero e rico de um lado e estagnado e pobre de outro”, acentuou.“Estou pronto. E minha motivação é grande, porque meus sonhos nunca foram pequenos”, sentenciou o novo governador.
Judiciário
Ao se dirigir à Assembleia Legislativa, José Eliton falou de uma “prática política madura e moderna”. Com o poder judiciário, segundo afirmou no discurso de posse, prevalecerá a “consciência da importância” desse poder para a nação. “Esperem de mim o elementar: respeito à Constituição, respeito à independência e autonomia dos poderes; zelo pela harmonia dos poderes”, destacou Zé Eliton, ao se dirigir especificamente à Assembleia Legislativa, onde foi empossado, acrescentando: “Mas esperem de mim, também, um governador parceiro, que estará sempre disposto ao diálogo, na busca da construção de um estado cada vez melhor para os goianos”.
Origens e trajetória
As origens do menino que nasceu no interior e enfrentou na juventude dificuldades próprias da idade para conciliar trabalho e estudo forjaram a base de José Eliton na vida pública. “Meus pais me ensinaram que para colher o bem é preciso semear o bem, talvez por isso, por esse sentimento, é que me transformou no que sou hoje”, acentua o novo governador de Goiás. Antes de apresentar os desafios de sua gestão à frente do Estado e da forma como pretende enfrenta-los, o novo governador remeteu-se às suas origens que o inspiraram a ingressar na vida pública.
“Minha origem me define, meus sonhos me transformam”, declarou em seu discurso, justificando que tem orgulho da família, na qual teve uma base forte, calcada em princípios e valores. “Meus passos são os passos de quem sabe aonde chegar, pois saíram do fundo dos meus sonhos para encontrar os sonhos de todos os goianos”, destacou sobre a longa caminhada percorrida até agora, desde a origem em Rio Verde, onde nasceu, passando por Posse, onde cresceu, e por todos os outros 244 municípios, onde pisou. “Posso lhes assegurar que essa caminhada está longe do fim; meus caminhos são os caminhos do meu, do nosso estado”, disse.
José Eliton lembrou que vem de uma família em que o avô era policial e a avó uma doceira. “Minha querida mãe teve a mais sublime das profissões, foi professora; e meu pai vendia doces na feira, foi padeiro, locutor de rádio, bancário e, anos mais tarde, foi prefeito de sua terra natal”, detalhou.
O novo governador falou com emoção dos estudos e dos esforços na capital federal quando recém-chegado. “Estudei em escola pública, andei de ônibus de transporte público, como milhares de jovens que não nasceram em berço de ouro, mas tive oportunidade, e, por isso, hoje, sou governador do estado de Goiás”, disse. Essas experiências, segundo Eliton, o forjaram para o governo. “Quero governar para aqueles que olham o horizonte rogando a Deus que possa lhes confortar, não com uma benesse, mas com uma oportunidade transformadora”, completou.
Marco
Da Assembleia Legislativa, José Eliton de Figuerêdo Júnior, agora governador do Estado de Goiás, e o ex-governador Marconi Perillo, seguiram para o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, para a transmissão de cargo e entrega da faixa de governador. José Eliton passou em revista às tropas de elite dos batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, recepcionado com honras de chefes de Estado, seguido e prestigiado por servidores públicos, famílias da capital e do interior que fizeram questão de registrar com fotos e filmagens de celular esse momento que marca a história política do Estado de Goiás.
Posse dos Auxiliares
O governador José Eliton empossou, na manhã de domingo (8), no Itego em Artes Basileu França, 15 novos auxiliares do primeiro escalão. A escolha dos novos secretários teve como base critérios técnicos. Zé Eliton afirmou, em seu discurso, que o governo terá foco no ser humano e compromisso com a saúde financeira do Estado. Além disso, Eliton disse que ele e os auxiliares se fixarão no cumprimento de todas as metas de governo. Maria Zaira Turchi continua à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Foram empossados Fernando Tibúrcio (Casa Civil), João Furtado Neto (Secretaria de Governo), Manoel Xavier (Secretaria da Fazenda), Leandro Ribeiro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Marcos das Neves (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte), Murilo Mendonça (Secretaria Cidadã), Carlos Alberto Lereia (Secretaria de Articulação Política), Coronel Divino Alves (Secretaria da Casa Militar), Luiz César Kimura (Procuradoria-Geral do Estado), Tito Amaral (Controladoria-Geral do Estado), Flávio Murilo (Detran), Adauto Barbosa (Goiás Fomento), Daniela Machado (Metrobus), Afrânio Cotrim Júnior (Goiás Parcerias) e José Carlos Siqueira (Ipasgo).
Zé Eliton afirmou que a gestão deve ser focada no ser humano e na sensibilidade de ouvir as demandas do povo. “É nossa obrigação e meta o foco no ser humano, no cidadão e na melhoria de vida das pessoas. Peço a cada secretário: tenham sensibilidade com as pessoas, com os mais simples. Sensibilidade de ouvir as demandas de todos. Estejam sempre atentos ao clamor popular”, afirmou.
Em seguida, completou que as demandas dos deputados também devem ser ouvidas com atenção e respeito, já que eles representam cada cidadão do Estado. Zé Eliton também destacou, em discurso breve, que a prioridade é manter a saúde financeira do Estado e garantir a execução do plano de governo que foi apresentado aos goianos em 2014, e cujas metas já estão 97% cumpridas ou em execução.
“É importante ter um documento norteador das ações. Já garantimos 97% entre metas cumpridas e em execução, e o objetivo é cumpri-lo por inteiro; mostrar que é possível ter planejamento, apresentar propostas reais e cumprir essas propostas”, frisou. “Nossa missão é em favor de Goiás e dos goianos. Os desafios mais difíceis são importantes para serem superados. Goiás não espera de nós senão a garantia das conquistas do governo e o avanço contínuo”, completou.
Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás