Pesquisa tecnológica goiana é selecionada para cooperação com a França, por meio da Fapeg

Um projeto coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), foi um dos cinco selecionados de todo o Brasil para ser realizado em parceria com instituições francesas. O resultado faz parte da Chamada Pública nº 05/2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), desenvolvida por meio da cooperação entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). O fomento faz parte das ações da Fapeg de apoio ao desenvolvimento tecnológico e de inovação no Estado de Goiás.

Intitulado “Achor – Adaptive enactment of service choreographies”, o projeto se propõe a desenvolver uma nova metodologia para permitir que usuários não-especialistas sejam capazes de especificar sistemas de informação utilizando modelos de alto nível, em contraposição ao uso de ferramentas de programação. “O projeto visa contribuir para disseminar a capacidade de construção de aplicações e sistemas para a Internet do Futuro, na medida em que usuários comuns se tornem capazes de rapidamente montar aplicativos para finalidades específicas, sem a necessidade de recorrer a desenvolvedores de software profissionais para atender a demandas pontuais. Por outro lado, o projeto irá contribuir para o avanço de técnicas que visam ao melhor aproveitamento dos recursos de computação em nuvem”, explica o professor do Instituto de Informática (INF) da UFG, Fábio Moreira Costa, coordenador do projeto.

No Brasil, o estudo será desenvolvido por um grupo composto por três pesquisadores da UFG (dois do Instituto de Informática, da Regional Goiânia, e um do Departamento de Ciência da Computação, da Regional Catalão), além de dois estudantes de doutorado, cinco estudantes de mestrado e dois bolsistas de iniciação científica. Da França, o grupo contará com a colaboração de pesquisadores do Inria, de Paris.

Outros contemplados
Cinco projetos brasileiros foram selecionados para serem realizados em parceria com as instituições francesas Inria e CNRS. A chamada foi lançada em parceria com nove Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), por meio do Confap, tendo sido selecionados projetos de cinco estados diferentes.

A chamada apoia pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que serão desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e franceses na área de Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é fortalecer a evolução institucional das cooperações já firmadas por meio da formação de equipes associadas e induzir novas cooperações franco-brasileiras.

A lista com todas as instituições contempladas pode ser acessado pelo link.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Coordenadoria de Comunicação do Confap.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo