Parceria garante intercâmbio para estudantes da UFG

Reitor Orlando Amaral e coordenadora Ofir Bergemann (CAI) receberam os representantes do Santander. Foto: Adriana Silva
Reitor Orlando Amaral e coordenadora Ofir Bergemann (CAI) receberam os representantes do Santander. Foto: Adriana Silva

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, e a coordenadora de Assuntos Internacionais (CAI), Ofir Bergemann, receberam na tarde desta quarta-feira (6/4) representantes do Santander para a entrega simbólica das bolsas de intercâmbio acadêmico financiadas pela instituição bancária. Por meio da parceria, serão disponibilizadas nove bolsas para estudantes de graduação da UFG – cinco para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras e quatro para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas.

A entrega simbólica das bolsas representa a manutenção da parceria entre a Universidade e o Santander, que nos últimos anos tem possibilitado a estudantes da UFG a experiência de cursar parte da graduação em outro país. Os representantes do banco destacaram que, mesmo com o impacto no orçamento em razão da oscilação cambial, foi possível manter os programas. O superintendente comercial do Santander, Ricardo Reis, destacou que a instituição tem como princípio fomentar a educação e contribuir para que a sociedade se desenvolva.

Na ocasião, o reitor Orlando Amaral fez uma breve explanação sobre a UFG, em especial sobre os expressivos números de estudantes e de cursos de graduação e de pós-graduação, obtidos sobretudo por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Também foram abordados os investimentos em ensino, pesquisa e extensão, que colocam a UFG como uma das melhores instituições de ensino superior brasileiras.

Edital

O edital para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras já está aberto. As inscrições para a pré-seleção devem ser feitas até o dia 6 de maio. São duas bolsas para a as áreas de Ciências Biológicas; Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; e Engenharias; e duas para as áreas de Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas ou Linguística; Letras; e Artes. O intercâmbio, com duração de um semestre, poderá ser feito em 2016 ou 2017, dependendo do período de inscrição da universidade de destino.

Os estudantes selecionados receberão bolsa no valor total de R$ 13,8 mil. A seleção será realizada por meio de avaliação do Relatório de Índices Acadêmicos para conferência da Média Relativa e de análise do currículo, conforme critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação do Curriculum Vitae. Já o edital do Programa de Bolsas Ibero-Americanas deve ser divulgado ainda neste semestre.

Fonte: Ascom UFG/ Texto: Luiz Felipe Fernandes

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo