OVG e Fapeg promovem live para debater racismo e discriminação racial

Com o tema “Consciência Negra em Pauta”, a transmissão abordou a identificação histórica do negro na sociedade

Live OVG Consciência Negra em PautaUma das formas de combater o preconceito e a discriminação é o debate. Pensando nisso, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) promoveu, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a live “Consciência Negra em Pauta”, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A transmissão foi conduzida pela diretora do Programa Bolsa Universitária, Rúbia Prado, e teve como palestrante a Mestra em Estudos de Gênero pela UFBA e Doutoranda em História Social pela USP, Giselle dos Anjos. Além da democratização do acesso às discussões acerca do tema, o debate, transmitido pelo canal do YouTube da OVG, contou com a participação de bolsistas.

De acordo com a diretora do Programa Bolsa Universitária, Rúbia Prado, as lives são propostas para que os estudantes possam ter acesso a assuntos de relevância capazes de contribuir com a sociedade. “Quando abordamos temas que fazem parte do cotidiano, como o racismo e a discriminação racial, estamos fazendo bem mais que a simples transmissão de uma live, estamos levando fatos e informações a centenas de jovens universitários que convivem com questões raciais no dia a dia. É importante lembrar que a missão da OVG também é promover o desenvolvimento de todas as pessoas, além de combater todo tipo de discriminação”, destaca Rúbia Prado.

Para Giselle do Santos, Mestra em Estudos de Gênero pela UFBA e Doutoranda em História Social pela USP, a questão do racismo vai muito além do simples fato de ser menosprezado pela cor da pele. “Estamos vivendo um momento de disputa de narrativas. Não dá para analisarmos o hoje sem olharmos para a história, para o nosso passado. Nós precisamos sim problematizar a narrativa que se criou que minimiza as questões raciais. Como diz Ângela Davis, “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Esse deve ser um compromisso para quem quer uma sociedade mais justa para todos e todas”, afirma Giselle.

Cerca de 2,4 mil bolsistas participaram da live. Ao longo da discussão, boa parte desses espectadores interagiram por meio de comentários. Muitos pontuaram sobre a importância de debates como este e sobre a forma correta de se posicionar sobre o racismo, tanto nos dias atuais quanto num panorama histórico.

Para quem não acompanhou a live em tempo real, ela pode ser acessada por meio do canal da OVG no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCgqou5isLAZ-rXU7I8Mak_Q

Texto: Lucas Dellamare
Gerência Estratégica de Comunicação e Marketing Institucional da OVG

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo