Observatório do Estado Social Brasileiro disponibiliza estatísticas georreferenciadas
Pesquisadores do Instituto de Estudos Socioambientais e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás disponibilizaram uma nova ferramenta para compor o Observatório do Estado Social Brasileiro. Contendo dados dinâmicos, esta nova composição traz estatísticas georreferenciadas em escalas temporais e espaciais diferenciadas que vão oferecer informações para estudos e pesquisas sobre a presença do Estado Social no território brasileiro.
Neste conjunto, denominado Estatísticas Georreferenciadas, a comunidade acadêmica, professores, gestores, instituições de ensino e pesquisa e a comunidade terão acesso a informações e dados relevantes sobre as ações do Estado Social como previdência social, programas sociais como o Bolsa Família, Cadastro Único, créditos agrícola e estudantil, o Sistema Único de Saúde, índices de escolaridade entre outros.
O Observatório
O Observatório foi criado por esse grupo de pesquisadores com o objetivo de oferecer ao público um instrumento político que permita discutir e acompanhar, por meio de um conjunto variado de informações, em diferentes escalas, as diversas atuações do Estado Social brasileiro. Ele funciona como uma plataforma estática e dinâmica de informações e dados. A primeira etapa, ou seja, o primeiro conjunto de dados, denominado dados estáticos (repositório), já estava disponível na plataforma do Observatório e permitem acesso a artigos, livros, documentos, leis e entrevistas sobre o Estado Social.
Segundo os pesquisadores, na justificativa de criação do Observatório, o que se deseja é “ mostrar, cotidianamente, que o Estado Social brasileiro, atacado, foi, historicamente, eficiente na tarefa de garantir a mínima coesão social. O Observatório do Estado Social pode ser entendido como uma estratégia, uma ação, um esforço coletivo para visibilizar a ação do Estado Social”.
Para acessar a plataforma entre no link Estatísticas Georreferenciadas do site do Observatório do Estado Social Brasileiro http://obsestadosocial.com.br/