Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Goiano faz primeiro registro de programa de computador
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem seu primeiro registro de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A invenção trata-se de um jogo para o ensino da tabela periódica. O registro foi realizado na última quarta-feira (20).
O programa é resultado de um trabalho de docentes e discentes Câmpus Iporá: Alécio Rodrigues Nunes, Dylan Ávila Alves, Eliana Tiba, Maxwell Ferreira Grande, Kelly Rejane de Oliveira Araújo, Nadia Cristina Ferreira e Rita Ferreira Duarte.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós graduação e Inovação (Proppi) explica que desenvolve intenso trabalho com o intuito de fortalecer o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Instituição, bem como incentiva depósitos de patentes, registro de marcas e outras atividades que permeiam a propriedade intelectual da instituição.
Legislação – O Núcleo de Inovação Tecnológica é um órgão previsto na Lei n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005. O documento dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, estabelecendo medidas com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País, nos termos dos Artigos 218 e 219 da Constituição Federal.
Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano