Novos programas de Mestrado são lançados na UEG

(Foto: Divulgação | UEG)

Três programas de Mestrado são novidade na Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), são eles: Mestrado em Geografia e Mestrado Profissional em História, com área de concentração nos Estudos Culturais, Memória e Patrimônio, no Câmpus Cora Coralina e Mestrado em História, no Câmpus de Morrinhos. Os programas foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e criado oficialmente na última sessão do CsU.

Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
O novo Mestrado Profissional em História, no Câmpus Cora Coralina, possui área de concentração nos Estudos Culturais, Memória e Patrimônio e duas linhas de pesquisa: Cultura, Preservação e Identidades e Educação Patrimonial e Gestão do Patrimônio.

Tendo a perspectiva cultural como primordial, o Mestrado associa outras temáticas a esta, como Memória e Identidade. O foco das pesquisas serão as análises do patrimônio em todas as suas facetas – o viés é de capacitação e formação profissional.

Serão 14 vagas e a previsão de lançamento do Edital é na primeira quinzena de dezembro deste ano.

Estudos Ambientais e Territoriais do Cerrado
Outro programa de Mestrado que é novidade no Câmpus Cora Coralina é o de Geografia, com área de concentração em Estudos Ambientais e Territoriais do Cerrado. O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG/Mestrado) foi aprovado ainda este ano e conta com uma equipe de professores que não se restringe ao Câmpus de Goiás, mas reúne docentes de Minaçu, Iporá, Itapuranga, Porangatu, Pires do Rio, Caldas Novas e Anápolis.

O principal objetivo é contribuir para a formação de recursos humanos conectados com as questões ambientais e territoriais do bioma Cerrado, com a valorização de suas distintas manifestações e matrizes culturais, políticas e sociais. São duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental do Cerrado e Dinâmica Territorial do Cerrado.

A previsão é que o Edital seja publicado na segunda quinzena de dezembro deste ano. São esperadas 14 vagas.

Mestrado em História

Já no Câmpus da UEG de Morrinhos, a novidade é o Mestrado de História, com duas linhas de pesquisa diferentes: Cultura e Relações de Poder e Cultura e Sociedade.

Na linha de pesquisa Cultura e Relações de Poder, o principal objetivo é possibilitar as condições para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos que abordem a cultura e o poder em seus diversos significados e interpretações.

A linha Cultura e sociedade objetiva abarcar as diversas concepções de cultura numa perspectiva de modos de vida, do fazer humano, abrindo espaço para a produção das mais variadas possibilidades de abordagens científicas que tenham os sujeitos sociais como centro, suas relações e práticas sociais em sociedade, as disputas de poder, os fenômenos, movimentos e eventos culturais.

A data para sair o Edital do Mestrado em História, no Câmpus de Morrinhos, ainda está sendo definida.

CeCom UEG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo