Novos editais da Fapeg programados para setembro

A Fundação lançará mais quatro chamadas públicas para fomentar a ciência e a tecnologia em Goiás

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tem programado para setembro o lançamento de quatro novos editais de chamamento público. O primeiro deles é o Programa de Apoio a Periódicos Científicos das Instituições de Ensino Superior de Goiás e tem como objetivo fomentar ações voltadas à difusão do conhecimento científico, tecnológico e de inovação produzido em nosso Estado. Serão apoiados projetos que contribuam para a qualificação dos periódicos científicos, visando o incremento da publicidade, da visibilidade e do impacto das publicações, em todas as áreas de conhecimento. Para este edital, está previsto um aporte de 800 mil reais.

Também será publicada a segunda edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia & Inovação que tem por objetivo reconhecer e premiar pesquisadores com grande potencial e/ou contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico, empreendedores no campo da inovação e profissionais da área de comunicação atuantes na difusão de pesquisas em CT&I.

Já os outros dois editais têm foco no incentivo à participação de mulheres em áreas onde a presença feminina ainda é pequena. Para isso, a Fapeg publicará o edital Mulheres em STEM que visa apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, submetidos por mulheres, em áreas que incluem as ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemática.

O segundo edital nesta vertente é o Mulheres e IA.  Esta chamada pública vai apoiar o trabalho de pesquisadoras vinculadas aos Institutos de Ciência e Tecnologia de Goiás e a startups que detenham ao menos 50% de mulheres no quadro societário, na temática de inteligência artificial. Para últimos dois editais estão previstos o investimento total de dois milhões de reais para custeio dos projetos de pesquisa, startups e bolsas para mulheres em diferentes modalidades e estão sendo elaborados a partir das proposituras das mulheres pesquisadoras participantes da Roda de Conversa Goianas na Ciência e Inovação, realizada pela Fapeg e pela Secti, no último dia 04, como ação integradora do Programa do Governo do Estado “Goianas na Ciência e Inovação”, o qual busca estimular maior participação da mulher na pesquisa científica em Goiás.

Em breve, mais informações serão divulgadas aqui no site e nas redes sociais da Fundação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo