Morre o ex-reitor da PUC-GO, prof. Ivo Mauri
O professor Ivo Mauri, ex-reitor da PUC Goiás, faleceu na noite de ontem, 30 de outubro, em Goiânia. O velório ocorre neste momento no Cemitério Parque Memorial, onde será sepultado, logo mais, às 10 horas.
O professor Ivo nasceu no dia 20 de maio de 1937, em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Ele foi graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1962) e também atuou como professor na PUC Goiás.
Gestão (1990-94)
O docente foi reitor da então Universidade Católica de Goiás (UCG) na década de 90. Na gestão dele, deu-se a consolidação e a informatização acadêmica e administrativa, por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD). Também foi adquirido o prédio da Área 5, no Setor Leste Universitário, onde se instalaram os departamentos de Ciências Biológicas e Fonoaudiologia.
O reitorado teve como foco o aspecto financeiro, reestruturando a Vice-Reitoria administrativa. A universidade também propôs uma política de capacitação e qualificação do seu corpo docente, com um plano de incentivo à formação de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu e a abertura de programas lato sensu. No aspecto infraestrutural, em 1990, a Chácara São José passou a se chamar Câmpus II. Naquele ano, a comissão de ocupação do espaço encerrou seus estudos sobre o planejamento daquele que seria um polo de ensino, pesquisa e extensão.
Em 1991, foi criado o Instituto do Trópico Subúmido (ITS), com o Memorial do Cerrado, ligado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Em sua gestão, as atividades de extensão e pós-graduação se desenvolvem com vigor e, de certa forma, autônomas. Seu reitorado foi marcado por uma melhoria na qualidade acadêmica em geral, com o incremento das pesquisas e dos núcleos, institutos e centros, e de extensão, que projetaram e divulgaram a UCG na sociedade, como fomentadora do desenvolvimento cultural, político, econômico e social da região.
Divisão de Comunicação da PUC-GO