Mestranda da UFG analisa como a inovação é comunicada por órgãos públicos no Instagram
Como o Governo comunica o que produz e fomenta no setor de inovação em suas redes sociais? Esse é o tema da pesquisa de mestrado de Geovana Pereira Correia, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma das bolsistas selecionadas pela Chamada Pública 06/2024 do Programa de Concessão de Bolsas de Formação em Mestrado e Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Com orientação do professor Douglas Farias Cordeiro e recebendo uma bolsa mensal no valor de R$ 2.100,00, a pesquisadora desenvolve o projeto intitulado “Comunicação que gera inovação: um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a comunicação sobre inovação do Governo de Goiás no Instagram”.
A proposta da pesquisa é investigar de que maneira a inovação é comunicada nos perfis do Instagram de cinco importantes instituições públicas ligadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em Goiás: Governo de Goiás por ser o carro-chefe responsável pela política pública de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) órgão de fomento à ciência, tecnologia e inovação, assim como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Hub Goiás e Pacto Goiás pela Inovação.
Segundo Geovana, a ideia do projeto surgiu em setembro de 2024, a partir de sua atuação profissional na área de inovação e da constatação de que há escassez de estudos acadêmicos sobre o tema, especialmente no contexto da comunicação governamental. A pesquisa se insere na linha de pesquisa “Mídia e Informação” e busca unir teoria e prática ao analisar fenômenos comunicacionais em ambientes digitais, “pois publicizar a informação é um dos lemas tanto do universo acadêmico quanto do Estado”, diz a pesquisadora.
Ela destaca que está na fase de conclusão de referencial teórico e que para isso está utilizando o Levantamento Bibliográfico, um instrumento metodológico que consiste na identificação e coleta sistemática de informações relevantes, a partir de fontes como livros, artigos científicos, teses, entre outros para a pesquisa da literatura relacionada à comunicação e à inovação no governo; e a Identificação de Padrões, uma etapa subsequente, para analisar os dados coletados para reconhecer relações, tendências e regularidades presentes na literatura. “Minha pesquisa tem esse referencial teórico muito robusto e bem amarradinho e eu estou nessa finalização. Já concluí as disciplinas do Programa de Pós-Graduação. Agora estou partindo, também para preparação de artigos para publicação em revistas em conjunto com a extração de dados para a minha dissertação”, explica a mestranda.
Metodologia robusta e inovação na análise de dados
Para realizar a análise dos conteúdos postados no Instagram, a pesquisadora utilizará ferramentas avançadas de coleta e interpretação de dados digitais. Um dos diferenciais do projeto é a aplicação da metodologia DAFIM (Data Analysis Framework for Information and Media) — criada em fevereiro de 2025 pelo orientador da pesquisadora —, que permite a análise de dados textuais em mídias digitais por meio da integração de técnicas de inteligência artificial e métodos estatísticos.
A metodologia inclui o uso de APIs e web scraping para coleta de dados, processamento textual com reconhecimento de entidades nomeadas (pessoas, locais, objetos e marcas), análise de sentimento, detecção de clickbait e agrupamento de textos. A proposta é oferecer uma leitura ampla e qualificada das publicações voltadas à inovação nos perfis analisados, com base em métricas como engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), linguagem utilizada, frequência e formatos das postagens. Serão analisados dados de dos anos de 2023 e 2024 e um período de 2025.
Resultados esperados
A defesa da dissertação está prevista para janeiro de 2026, e a pesquisadora já trabalha também na elaboração de artigos científicos que devem ser submetidos a revistas da área.
Além de contribuir para a formação científica da pesquisadora, o estudo pretende gerar impactos concretos para a gestão pública. Os resultados poderão auxiliar os órgãos envolvidos na elaboração de estratégias de comunicação ainda mais eficazes, contribuindo para a consolidação de um ecossistema de inovação mais forte e conectado no Estado de Goiás.
O trabalho também busca reforçar a importância do diálogo entre a academia e as práticas comunicacionais do setor público, ampliando o espaço da inovação como tema de pesquisa na área da Comunicação.
Ações
A pesquisadora pretende realizar uma revisão bibliométrica da literatura sobre comunicação da inovação, para contextualizar teoricamente o estudo e prover o aporte necessário para as discussões relacionadas aos experimentos a serem realizados; Identificar as principais estratégias de comunicação utilizadas nos perfis do Instagram dos órgãos públicos do Estado de Goiás em relação à inovação; Analisar o conteúdo das publicações sobre inovação nos perfis do Governo de Goiás, SECTI, FAPEG, Hub Goiás e Pacto Goiás pela Inovação, para compreender as mensagens transmitidas, linguagem utilizada, a frequência, o formato e o engajamento das publicações (métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos); Comparar as práticas de comunicação sobre inovação entre os diferentes perfis do Instagram, identificando semelhanças e diferenças nas abordagens adotadas; Examinar como as estratégias de comunicação utilizadas influenciam a construção de um ecossistema inovador no Estado de Goiás.
O edital
A Chamada Pública 06/2024 tem como objetivo fortalecer a pós-graduação em Goiás, promovendo a qualificação de recursos humanos por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do estado, incentivando a produção de conhecimento aplicado às demandas locais.

