MCTI participa de reunião do BRICS que vai discutir cooperação e financiamento à pesquisa
A III Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS será realizada nesta quarta-feira (28) em Moscou, na Rússia. Participam representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Celso Pansera, será representado pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, embaixador Carlos Henrique Cardim.
No encontro, está previsto o lançamento do Plano de Trabalho do BRICS em Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2015-2018. O plano estabelece cinco áreas prioritárias para cooperação entre os países: Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Recursos Hídricos e Tratamento de Poluentes; Tecnologias Geoespaciais e suas Aplicações para o Desenvolvimento; Energias Novas e Renováveis e Eficiência Energética; e Astronomia.
Além disso, o Plano de Trabalho do BRICS prevê ainda a criação do Fórum de Jovens Cientistas, com a primeira reunião marcada para março de 2016, além de dois grupos de trabalho para discutir o financiamento à ciência, tecnologia e inovação e as grandes infraestruturas de pesquisa.Também está previsto o lançamento da Plataforma de Redes de Pesquisa e Inovação do BRICS, com o objetivo de facilitar a colaboração de pesquisadores dos cinco países e contribuir para o aumento da participação de empresários, academia e outros atores no desenvolvimento da C,T&I.
O Plano de Trabalho do BRICS também estabelece o lançamento de Chamadas Multilaterais Conjuntas para Projetos de Pesquisa nas áreas prioritárias e de Chamadas Conjuntas em Inovação, para gerar novos conhecimentos, produtos, serviços e processos inovadores nos países do BRICS, com foco na cooperação entres empresas e indústrias.
Durante a III Reunião Ministerial em Moscou, serão realizados ainda a Cúpula Global das Universidades do BRICS, o Open Innovation Forum e sessão sobre Desenvolvimento da Inovação, que contará com a participação do primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev.
Ao final da reunião, os cinco países vão assinar a Declaração de Moscou de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: MCTI.