Marcos Arriel assume presidência da Fapeg

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tem novo presidente: Marcos Fernando Arriel. Servidor público de carreira, Arriel tomou posse nessa quinta-feira, 19 de outubro de 2023, substituindo Robson Domingos Vieira, que assume cargo de professor por meio de concurso público em Brasília.

Arriel é economista e já foi diretor Científico e de Inovação da Fapeg de 2019 a março deste ano, quando assumiu a Assessoria Especial de Assuntos Econômicos da Secretaria-Geral de Governo. Agora, retornando à Fapeg, Arriel já deu início aos trabalhos logo no primeiro dia de posse e na manhã dessa sexta-feira, em reunião com diretores, Chefia de Gabinete, setoriais e Secretaria Geral, realizou alinhamento inicial dos trabalhos desenvolvidos e das próximas ações à frente da Fundação.

Currículo

Marcos Arriel é graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana. Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás.

Atuou como Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). Atuou também como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.

Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo