Livro RedPOP: 25 anos de popularização da ciência na América Latina

Em 2015, a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop) completou 25 anos. Para comemorar esta importante data, foi organizado o livro RedPop: 25 anos de popularização da ciência na América Latina, que busca resgatar a história da RedPop, em particular, e contribuir para o conhecimento sobre a história da popularização da ciência em geral últimas décadas na América Latina, ambas pouco conhecidas.

O livro agora está disponível online, gratuitamente. Os membros da RedPop irão receber o livro impresso gratuitamente.

A RedPOP é uma rede interativa que une centros e programas voltados à divulgação da ciência e da tecnologia (C&T). Ela funciona por meio de mecanismos de cooperação regional que facilitam o intercâmbio, o treinamento e o aproveitamento de recursos entre seus membros. A RedPop foi criada em novembro de 1990, no Rio de Janeiro, sob a chancela do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UNESCO.

Por meio de textos de diferentes autores, a publicação associa divulgadores da ciência de diferentes gerações deste quarto de história e, também, de diferentes campos da comunicação de ciência – aqui, em especial, os museus de ciência, a relação entre museus e escolas, a cultura popular (no caso de carnaval) e jornalismo científico.

Além disso, o livro discute a importância do trabalho em rede, a formação dos divulgadores de ciência e alguns desafios para o campo. Pesquisas de percepção pública das políticas de ciência e tecnologia desenvolvidas na região também são temas para reflexão nesta publicação.

Realização: RedPOP – Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe, em colaboração com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil) e Unesco – Bureau Regional da Ciência na América Latina e no Caribe. Apoio institucional: Sociedade Mexicana para a Divulgação da Ciência e da Tecnologia (SOMEDICyT) e Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC).

O livro pode se acessado aqui.

Fonte: RedPOP e Confap.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo