Lançado hoje o Programa ICJ Goiás

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou nesta sexta-feira, 18, o Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), que irá conceder bolsas de pesquisa para estudantes da educação básica das redes públicas municipais, estadual e federal de ensino e para os professores que orientarem seus trabalhos. Serão oferecidas 250 bolsas anuais no valor de R$ 100,00 mensais para os estudantes e de R$ 300,00 para os professores tutores.

O ICJ é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Fapeg, e o Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é despertar nos estudantes goianos o interesse por atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, descobrindo assim novos talentos e contribuindo para a construção de uma cultura de investigação científica no estado.

“A iniciativa de conceder bolsas também aos professores que irão orientar os estudantes em suas pesquisas é um diferencial deste programa e foi elogiada pelo CNPq”, declarou Maria Zaira Turchi, presidente da Fapeg, que destacou a importância do apoio e do fomento à pesquisa científica para o crescimento do Estado. “Goiás tem um grande potencial de inovação e as pesquisas nos ajudam a encontrar novos caminhos para o desenvolvimento social e econômico”, afirmou.

Durante o lançamento do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), o governador Marconi Perillo reafirmou o seu compromisso de fomentar a pesquisa científica e de inovação. “Investir em pesquisa não é investir apenas no patrimônio intelectual, mas também no desenvolvimento da economia e da sociedade goiana”, destacou.

Para Marconi Perillo, o estímulo a jovens pesquisadores cria condições para que o estado continue avançando e garanta, num futuro próximo, um papel de destaque no desenvolvimento do país, como é o caso de São Paulo, que em 1960 criou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Seleção
Para a implementação do ICJ, serão realizadas duas chamadas públicas que obedecerão a critérios rigorosos de seleção. A primeira irá selecionar as propostas de pesquisadores que queiram incluir em seus projetos estudantes e professores da rede pública; a segunda irá selecionar as escolas cujos estudantes e professores tenham interesse em participar das pesquisas selecionadas.

Todas as informações, regras e formulários para pesquisadores e escolas estarão disponíveis no site da Fapeg, que irá considerar no processo de seleção critérios como relevância social e regional da pesquisa; exequibilidade do projeto; experiência e produção científica do pesquisador; avaliação do projeto de pesquisa e do plano de trabalho do estudante. Podem participar pesquisadores de todo o estado, com vínculo ou não com a Fapeg, e estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Profissional de escolas municipais, estaduais e federais.

O ICJ integra as ações da Fapeg e do Governo de Goiás para a consolidação da pesquisa científica e tecnológica como fator de desenvolvimento do estado, assim como o programa Pappe Integração, que recebeu a inscrição de 109 projetos e cuja seleção está sendo concluída.

Gerência de Comunicação Social

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo