Lançado edital Trilhas da Inovação de apoio a startups
Podem participar as empresas que tenham participado dos Programas Centelha 1, Centelha 2 ou Acelera Campo – Programa de Pré-Aceleração para o Agro
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai investir R$ 3 milhões no edital Trilhas da Inovação: Apoio a Startups II, lançado no dia 1° de julho. O chamamento público vai apoiar o desenvolvimento de projetos realizados por empresas de base tecnológica, que possuam produtos e/ou serviços inovadores que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Goiás, e que tenham participado dos Programas Centelha 1, Centelha 2 ou Acelera Campo – Programa de Pré-Aceleração para o Agro. Cada projeto poderá solicitar fomento de até R$ 200 mil. Os projetos terão prazo de execução de até 18 meses.
As submissões das propostas devem ser feitas, exclusivamente, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no sistema Sparkx FAPEG até as 17 horas do dia 31 de julho.
Para a gerente de Inovações da Fapeg, Polyana Borges, ter a segunda edição do Trilhas mostra que a Fapeg tem se preocupado com a perenidade do fomento na área de inovação. Essa é uma chamada que visa dar continuidade aos projetos que foram iniciados no Programa Centelha ou no Acelera Campo e que necessitam de apoio para se inserir ou ganhar espaço de mercado, a fim de que a inovação desenvolvida efetivamente esteja disponível para a sociedade.
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel destaca que o edital vem para auxiliar as empresas recém-constituídas por meio de editais anteriores a se manterem e alcançar um nível de competitividade no mercado, colocando Goiás como um estado empreendedor e fortalecendo o ecossistema da inovação no ranking nacional. Ele destaca que deve ser submetida apenas uma proposta por empresa, devendo ser, obrigatoriamente, continuidade ao projeto desenvolvido na primeira ou segunda edição do Programa Centelha Goiás, ou Programa Acelera Campo.
Os projetos apresentados devem possuir tecnologia, modelo de negócios, ou produto, processo ou serviço, objeto principal da captação de recursos, cumprindo os seguintes requisitos: a) Estar, no mínimo, na fase de protótipo final, com Provas de Conceito ou testes bem sucedidos e comprovados, não podendo encontrar-se em fase de ideia ou pesquisa; b) É desejável que já tenha realizado as primeiras vendas ou que, alternativamente, conte, no mínimo, com compromissos firmes de compra/contratação.
Mais informações no EDITAL