Internacionalização do ensino superior goiano é prioridade das Instituições
A Rede Goiana de Educação Internacional (RGEI) se reuniu na manhã desta terça-feira, 21, para discutir a sua organização e atuação na projeção do ensino superior em Goiás em outros países. O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, esteve presente na reunião e salientou a importância do trabalho integrado para o fortalecimento da internacionalização das Instituições.
“A organização em rede é de fundamental importância para que se logre êxito nesse processo de busca e entrada internacional. Além disso, a Rede possibilita maior representatividade em espaços de debate e em agendas internacionais”, analisa. O professor lembrou que em fevereiro esteve em viagem aos Emirados Árabes Unidos e que na oportunidade manteve bons diálogos com o Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia (Mist).
A coordenadora da RGEI, professora Ofir Bergemann de Aguiar, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), observa que a atuação em rede favorece a consolidação do ensino superior de Goiás. “Como rede nós temos o compartilhamento de oportunidades entre as Universidades, além de nos tornamos mais fortes na busca de recursos para nossos processo de internacionalização”, observa.
Instituições parceiras
Para o professor Haroldo, os trabalhos articulados garantem aos estudantes e pesquisadores do estado oportunidades de ingresso em importantes centros de estudos e pesquisas mundiais. “A internacionalização é um processo em curso e no qual não podemos ficar para trás. É importante que nós estejamos afinados para garantir a efetiva participação de Goiás nas discussões internacionais”, afirma.
Além do professor Haroldo Reimer e da professora Ofir Bergemann, estiveram na reunião a coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Suelene Vaz da Silva; professora Lídia Maria dos Santos Morais, da Assessoria de Assuntos Internacionais do Instituto Federal Goiano (IFGoiano); Marisa Mota Espíndola, coordenadora acadêmica internacional da Unievangélica; e Rodrigo Sobreira assessor de Relações Internacionais da UEG Além dessas Instituições a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) também é integrante Rede. A Universidade de Rio Verde já manifestou interesse de ingresso, o que deve ocorrer em breve.
Fonte: CeCom|UEG (texto: Fernando Matos).