Integra Fapeg fortalece equipe com debates sobre aplicações da Inteligência Artificial no setor público



Encontro promoveu momentos de integração da equipe e debateu conhecimentos que impactam diretamente o trabalho desenvolvido pela Fundação em prol da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

Nesta segunda-feira (1º/9), os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participaram de mais uma edição do Integra Fapeg, realizada no HUB Goiás, em Goiânia. Com o tema “Fomentando a Inovação com Inteligência Artificial”, o encontro promoveu momentos de integração da equipe e debateu conhecimentos que impactam diretamente o trabalho desenvolvido pela Fundação em prol da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

A diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Peixoto, abriu o evento dando as boas-vindas aos servidores, que puderam compartilhar de um café da manhã antes do início das atividades. Em seguida, o gerente de Tecnologia da Informação da Fundação, Francisco Rubens de Sousa, destacou a relevância das palestras sobre inteligência artificial no setor público e lembrou que, embora a tecnologia seja essencial, são os servidores, enquanto seres humanos, que trabalham incansavelmente para o avanço da ciência e tecnologia em Goiás.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou as parcerias que viabilizaram a realização do encontro e deu as boas-vindas aos novos servidores da Fundação, que participaram pela primeira vez do Integra. O programa foi criado em janeiro deste ano, dentro das comemorações dos 20 anos da Fapeg, que serão celebrados em dezembro. “Nenhuma jornada se constrói sozinho. Este é um caminho coletivo, e é com muita satisfação que convido cada um de vocês a seguirmos juntos nessa caminhada. Vamos?”, convidou Arriel.

Palestras
A programação do Integra Fapeg contou com palestras que abordaram diferentes perspectivas sobre o uso da inteligência artificial.

O professor e diretor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sérgio Teixeira Carvalho, abriu a rodada de apresentações destacando aplicações da IA no setor público. Entre os exemplos citados, estão o uso de chatbots para atendimento a cidadãos, a detecção precoce de doenças e diagnósticos rápidos na saúde, além da gestão de trânsito com ajuste automático de semáforos. Ele também chamou atenção para a importância de os servidores acompanharem a regulamentação da IA no Brasil. “A inteligência artificial é uma parceria estratégica no setor público”, afirmou.

Na sequência, o servidor do Estado e instrutor da Escola de Governo, Guilherme Henrique Silva Costa, apresentou a palestra “A IA a serviço da inovação: soluções criativas para os desafios da Fapeg”. Ele destacou as possibilidades de uso das ferramentas dentro da Fundação para dar mais agilidade, qualidade e eficiência aos serviços. “Na era digital, o servidor público não é apenas executor de políticas públicas. Ele pode ser protagonista da inovação, criando soluções que aprimoram os serviços públicos, ampliam a transparência e automatizam processos críticos”, ressaltou.

Encerrando a manhã, a psicóloga e consultora em RH, Jéssica Luma, falou sobre “Pessoas, cultura e competências para adoção de IA”. A palestrante reforçou a importância de uma visão crítica sobre o uso das ferramentas, apontando benefícios e riscos. “Não se trata de máquina contra o ser humano, mas de caminhar juntos para somar forças”, concluiu.

A analista de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapeg, Priscila Cassimiro, explicou que este evento foi a primeira ação de uma trilha de capacitação com foco na compreensão e uso estratégico da IA aplicada à resolução de problemas reais enfrentados nas rotinas institucionais. Novas ações como oficinas práticas para os servidores da Fapeg já estão previstas para ocorrer neste ano.

Além dos servidores da Fundação, participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead): o superintendente de Inovação da Gestão Pública, Daniel Soares Santana; o gerente de Inovação Aberta, Ricardo Vilaverde; e o gerente de Inovação e Projetos de Gestão, Ricardo Castelo Branco. A professora da UFG Nádia Félix Felipe da Silva também esteve presente.

Foto e texto: Comunicação Setorial da Fapeg



Governo na palma da mão