IF Goiano realiza novo pedido de patente
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na última semana, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), novo depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O invento é o processo de produção de um caldo enzimático, a partir do fungo Paecilomyces parvisporus, capaz de produzir etanol de segunda geração.
A pesquisa foi desenvolvida no Câmpus Rio Verde por Andreza de Mello Lopes, aluna do mestrado em Agroquímica. O trabalho também teve a participação do estudante de Iniciação Científica João Pedro Lopes do Nascimento, foi orientado pelo professor Carlos Frederico de Souza Castro e coorientado pelo docente Edson Luiz Souchie.
De acordo com os autores, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol de primeira geração. Tradicionalmente, os biocombustíveis de primeira geração são produzidos a partir da fermentação da sacarose ou do amido, obtidos por meio de vegetais simples como a cana-de-açúcar e o milho. O etanol de segunda geração é quimicamente idêntico ao de primeira e tem a mesma função. A mudança é apenas no processo, ou seja, no caminho tecnológico para obtê-lo.
Este é o segundo depósito de pedido de patente junto ao INPI. Em agosto do ano passado houve solicitação de proteção ao projeto de um aluno egresso do Câmpus Urutaí. O invento é um pulverizador de baixo custo que pode ser acoplado em tratores de baixa potência para atender, principalmente, agricultores de pequenas propriedades.
Para a coordenadora do NIT do IF Goiano, Tânia Araújo, o pedido desta semana é mais um passo rumo ao fortalecimento do Núcleo de Inovação. Para aumentar o incentivo à propriedade do conhecimento, a Instituição participou de chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e foi contemplada com o montante de 60 mil reais.
Entre as ações a serem realizadas com o recurso estão a implementação de uma política de inovação, a capacitação de profissionais e estruturação dos processos de proteção e transferência de tecnologia. O Instituto aguarda a contratação da proposta para dar início às atividades previstas no projeto.
Fonte: Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano.