Inova Goiás é apresentado em reunião anual do Consecti
O Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás foi apresentado nesta quarta-feira (21), em Cuiabá (MT), durante a Reunião Anual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), pelo superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Mauro Faiad, que representou o governador em exercício, José Eliton.
O Inova Goiás recebeu elogios do secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Armando Zeferino Milioni. Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Garcia parabenizou o Governo de Goiás pelo programa.
A Reunião Anual teve abertura conjunta com a Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, que chega este ano à 25ª edição.
Durante os eventos, o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, apresentou aos demais secretários o Inova Goiás que, entre as principais diretrizes para o desenvolvimento do estado, estabelece o apoio aos ambientes de inovação como estratégia para o fortalecimento da economia.
De acordo com Mauro Faiad, neste momento, os estados brasileiros debatem, entre outros importantes temas do desenvolvimento tecnológico e da inovação, a criação de mecanismos de incentivo à viabilização e consolidação de parques tecnológicos fora das regiões mais desenvolvidas que são as regiões Sudeste e Sul. “Há um entendimento do Consecti que os parques tecnológicos se constituem em importante estratégia, uma vez que reúnem num mesmo espaço físico as universidades, as instituições de ensino e pesquisa e os setores produtivos”, afirma o superintendente.
Segundo destaca Faiad, o Inova Goiás é o mais ambicioso programa de inovação em execução na atualidade por apresentar uma série de diretrizes que irão alavancar o processo de inovação nos diferentes setores produtivos e também na modernização da máquina administrativa para a prestação de melhores serviços à população. “O programa vem atraindo a atenção de gestores em todo o país e também de economistas e estrategistas da administração pública que querem conhecer o Inova Goiás”, diz o superintendente.
Mauro Faiad informa que no próximo mês o Inova Goiás será apresentado pelo Governo de Goiás à Ordem dos Economistas do Brasil, ao Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo e à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Está também programada a apresentação do Inova Goiás à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda este ano.
Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).