Inaugurado o Centro de Excelência em Estudos Moleculares, Energia e Petróleo da UFG
Iniciativa fortalece a pesquisa científica e amplia a presença de Goiás nas áreas de energia e petróleo
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participou, nesta terça-feira (11), da inauguração do Centro de Excelência em Estudos Moleculares, Energia e Petróleo (Cemep), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento contou com a presença do presidente da Fapeg, Marcos Arriel, do diretor científico e de inovação, Cláudio Leles, e do chefe de gabinete, Henrique Troncoso.
Com investimento de R$ 45 milhões, o Cemep consolida a expansão do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem), do Instituto de Química da UFG, e reforça a infraestrutura de pesquisa do Estado em temas estratégicos para o desenvolvimento energético nacional. O laboratório atua em desafios ligados ao petróleo, gás e energia, oferecendo soluções tecnológicas para o setor produtivo e ampliando o protagonismo científico de Goiás.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a parceria da Fapeg como essencial para o fortalecimento do ecossistema de inovação da universidade. “Através do presidente Marcos Arriel, quero agradecer à sua equipe e a todo o Estado de Goiás por uma parceria muito importante, que tem impacto real no crescimento e avanço do Parque Tecnológico da UFG. Isso tem a ver com a visão da Fapeg”, afirmou.
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, o novo centro representa mais um passo no fortalecimento da ciência goiana. “O Cemep é uma importante conquista para o Estado. As pesquisas na área de petróleo e energia, apoiadas pela Petrobras e desenvolvidas em todo o país, agora também recebem a contribuição de Goiás”, ressaltou.
O evento marcou também a entrega do equipamento Solarix FTICR 15 Tesla, o único do tipo no Brasil, instalado no laboratório. O aparelho, de altíssima precisão, permite análises complexas de compostos químicos e amplia a capacidade de pesquisa da instituição. Além disso, foi inaugurado o edifício sede do Cemep, cuja construção levou cerca de um ano e meio para ser concluída.

