Inaugurada a sexta biofábrica do Cebio, agora em Urutaí

Novo espaço amplia pesquisas e fortalece produção agrícola sustentável no estado de Goiás

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), inaugurou no dia 7 de novembro uma nova biofábrica no município de Urutaí, dedicada ao controle biológico de insetos-praga. A biofábrica, instalada no Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), traz avanços significativos para o desenvolvimento de soluções biológicas voltadas ao agronegócio. A nova estrutura visa auxiliar agricultores e pecuaristas locais com alternativas sustentáveis para o controle de pragas, atendendo à crescente demanda por insumos biológicos.

Com um aporte de mais de R$ 1,2 milhão, financiado pelo Governo de Goiás, com a chancela da Fapeg, o projeto contou com a aquisição de equipamentos laboratoriais e a estruturação de espaços dedicados à pesquisa, extensão e formação profissional. A biofábrica de Urutaí integra a Unidade de Referência em Bioinsumos (URB) do Cebio e se destaca por seus dois biorreatores de 500 litros, além de modernas instalações para controle da multiplicação de microrganismos e um laboratório de qualidade. Essas ferramentas permitirão a multiplicação de biocontroladores de pragas que afetam plantações de grãos, hortaliças e até florestas plantadas, beneficiando o agronegócio em Goiás e em outros estados.

“Esta nova biofábrica representa um marco para a agricultura sustentável em Goiás. O apoio da Fapeg reflete nosso compromisso em promover a inovação e a pesquisa científica que geram impacto direto na vida do produtor rural e na economia do estado,” destaca Marcos Arriel, presidente da Fapeg.

Texto e fotos: Cebio, com alterações

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo