IFG passa a integrar a Rede Prof-Artes e ofertará mestrado profissional
O Instituto Federal de Goiás (IFG) foi uma das instituições aprovadas para integrar a Rede Prof-Artes. A aprovação veio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que chancelou a expansão da Rede com a imediata incorporação de novas instituições. Com isso, o IFG poderá ofertar curso de mestrado profissional na área de Artes. O primeiro edital, segundo a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que é responsável por gerir o Prof-Artes, pode ser lançado ainda este ano.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete, a aprovação da Instituição nessa rede é muito importante e positiva, “pois consolida uma área, um eixo de conhecimento, um eixo tecnológico no qual o IFG tem atuado”. O pró-reitor também destacou a importância da aprovação do mestrado, tendo em vista os cursos que o IFG oferece na área de artes, música e dança, e também levando em consideração a importância dessa aprovação para a Rede Federal como um todo. “Nós temos três câmpus que atuam na área de artes (Câmpus Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás), além disso temos uma tradição com o Festival de Artes.
Essa aprovação pela Capes é um ponto importante, pois mostra a consolidação de um eixo dentro do IFG que não é muito comum para a Rede Federal. O IFG é o único instituto que faz parte do Prof-Artes, as demais instituições são todas universidades. Por isso a presença da nossa Instituição nessa rede é muito significativa”, destacou o pró-reitor.
Mestrado Stricto Sensu
Depois de uma reunião realizada na segunda-feira, 27, que contou com a participação do pró-reitor Paulo Francinete e dos professores permanentes e colaboradores do Programa Prof-Artes no âmbito do IFG, foi escolhido que o coordenador local do Programa será o professor Alexandre José Guimarães, do Câmpus Aparecida de Goiânia. Nessa reunião também foi elaborado um documento que deverá ser enviado à Universidade Estadual de Santa Catarina.
No documento formulado, de acordo com o pró-reitor, há a previsão de que sejam ofertadas 25 vagas no curso de mestrado, sendo distribuídas entre as subáreas de artes visuais, artes cênicas (dança e teatro) e música. Essa distribuição de vagas, se efetivada, irá levar em consideração a Resolução Consup/IFG n. 2/2017, que dispõe sobre as ações afirmativas de inclusão e permanência da população negra (preta e parda), indígena e pessoas com deficiência no corpo discente dos cursos de pós-graduação stricto sensu do IFG.
Programa Prof-Artes
Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o Prof-Artes tem o objetivo de proporcionar formação continuada a docentes de Artes da educação básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.
Segundo a CAPES, o curso de mestrado tem uma estrutura semipresencial, com a oferta de duas disciplinas de fundamentação a distância, três disciplinas obrigatórias e três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.
Para participar do Prof-Artes, os candidatos, ainda de acordo com a Capes, devem ser docentes da educação básica pública (ensino fundamental e ensino médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em escolas ou museus.
Saiba mais sobre o Prof-Artes nos links:
https://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profartes
https://www.udesc.br/ceart/profartes
Fonte: IFG