IF Goiano se destaca em premiação do CNPq
Instituto foi a única instituição de ensino do país a vencer o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi a única instituição de ensino do país a vencer o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). O Instituto foi reconhecido na categoria Mérito Institucional e será agraciado com troféu e cotas adicionais de bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
O prêmio é concedido à instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de entrega simbólica do prêmio será realizada na 73 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O CNPq também premia bolsistas de forma individual, de acordo com os critérios estabelecidos em regulamento.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho realizado pela autarquia. Ele lembra que o IF Goiano integra, nos mesmos ambientes de produção do conhecimento, o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas estudantes de iniciação científica júnior, iniciação científica, e iniciação tecnológica, mestrado e doutorado.
O pró-reitor atribui o reconhecimento, também, à verticalização do Instituto, ou seja, a oferta do ensino básico à pós-graduação. “Isso contribui para a formação de profissionais mais autônomos, proativos e preparados para o mundo do trabalho, além de mais estimulados para prosseguirem a formação científica”, comentou. A iniciação científica tem justamente esse objetivo: despertar no estudante o interesse pela pesquisa e fazer com que ele ingresse em um curso de mestrado e doutorado.
Pioneirismo – Não é de hoje que o IF Goiano tem se destacado em sua atuação na pós-graduação. A Instituição foi a primeira a oferecer um doutorado no interior do estado de Goiás e uma das primeiras a oferecer curso de doutorado na Rede Federal, por exemplo. Disponibiliza, atualmente, 15 cursos – alguns inclusive com processo seletivo aberto – e já titulou mais de 760 mestres e doutores.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social do IF Goiano