IF Goiano Rio Verde dá início aos Seminários de Ensino Superior

Para discutir a formação profissional que deve acontecer no ensino superior, a conferência de abertura apresentou a palestra o Ensino Superior e o Papel da Pós-graduação no Desenvolvimento Institucional e Profissional dos Professores, que foi proferida pelo professor da Universidade do Minho, Portugal, José Pacheco. A cerimônia foi realizada na quinta-feira, 25, e marcou a abertura oficial dos Seminários de Ensino que estão sendo realizados no Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.

Em sua fala, Pacheco destacou os princípios estratégicos da formação do professor. De acordo com o professor, o docente deve se formar em nível superior, num corpo de saberes (teoria), com base na investigação, com qualidade, na realidade de sala de aula (Prática) e no contexto da sala de aula. “Não é possível formar professores sem a presença de outros professores e sem a vivência das instituições escolares”, enfatiza.

Para Pacheco, na formação docente pode-se destacar duas tendências: no profissionalismo organizacional e no sentido pedagógico da escola. Mas para funcionar, o palestrante explica que o programa de formação deve contemplar a relação do professor com a escola e como ela funciona, bem como valorizar o sentido pedagógico da escola. Além disso, a organização de programas de formação, segundo Pacheco, devem incluir as dimensões pedagógica, institucional, de carreira, profissional e cultural.

Participaram da solenidade de abertura o reitor e pró-reitores do IF Goiano, o diretor-geral do Campus Rio Verde, Coordenadora e Organizadora do evento e autoridades local e regional. Em seu discurso, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, reforçou o compromisso de buscar apoio junto a Capes e Secretarias de Educação Estadual e Municipal para implantação do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores. Já o diretor-geral, Anísio Correia, enfatizou a importância do compromisso do saber para a formação docente.

Apresentação Cultural 
A cerimônia foi iniciada com a exibição do espetáculo O Girassol Maior. Reunindo a magia do circo, a energia do teatro, a beleza da poesia e a vivacidade da música, a atração retratou as lutas e sonhos de estudantes e trabalhadores da Educação e da Cultura. A peça é um convite para voltar os olhos aos desafios do tempo presente, com vistas a enxergar um futuro de transformações. A apresentação é uma realização Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (NAIF) do IF Goiano Campus Rio Verde com a parceria Cia Teatral Liberté e JF Produções.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano com Assessoria de Comunicação Social e Eventos – Campus Rio Verde

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo