IF Goiano realiza aula inaugural da pós-graduação em Bioinsumos
Goiás tem dado respostas ao desafio global de modernizar a agricultura e aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade ambiental. Nesta quinta-feira (02) foi dia da aula inaugural da primeira turma do curso de pós-graduação Latu sensu em Bioinsumos do País, oferecida de forma gratuita e multicampi pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), voltada à formação de recursos humanos na área de insumos biológicos. O curso passa a ser ofertado em resposta à crescente demanda do agronegócio brasileiro, e em especial o goiano, por insumos de base biológica.
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, participou da aula inaugural do curso, que aconteceu no auditório da reitoria do IF Goiano, quando foram discutidos os desafios e oportunidades dos bioinsumos na agricultura. Para Arriel, a pós-graduação é de suma importância, pois vai formar especialistas para atuação em um mercado em expansão, os insumos biológicos, com um ensino de excelência, gratuito e multidispilinar na área, para atender o cenário do agronegócio que caminha para a sustentabilidade ambiental.
Inicialmente foram oferecidas 125 vagas para a pós-graduação, houve depois um adicional, e ao todo foram abertas 158 vagas, todas preenchidas para nove campi do Instituto: Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. A pós tem duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais.
O programa de pós-graduação está vinculado às unidades que integram o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) que é gerido pelo IF Goiano em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Cebio é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021, coordenado e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em fase de implantação, o Cebio contará três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas; URB Controle biológico de pragas agrícolas; e URB Controle de doenças de plantas ), além das Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) responsáveis pela prospecção de soluções demandadas pelo arranjo produtivo local no interior goiano, disponibilização de ensino-pesquisa-extensão com bioinsumos e mapeamento de parcerias estratégicas.
Assessoria de Comunicação da Fapeg com informações do IF Goiano