IF Goiano cria núcleo para estudos e pesquisas em diversidade sexual e de gênero
Com o objetivo de assegurar que atividades de pesquisa, ensino e extensão pautem questões referentes às relações de gênero como construção social, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) instituiu o Núcleo de Estudos e Práticas em Diversidade Sexual e de Gênero (Nudis) da Instituição. Criado em agosto deste ano, o grupo trabalha para aprovação do primeiro regulamento referente a esta temática no IF Goiano.
O trabalho do Núcleo visa realizar estudos e pesquisas sobre gênero, incluindo diversas abordagens, como aprendizagem, formação de professores, ensino técnico e tecnológico, classe social, profissões, etnia, orientação sexual, entre outros temas. Por meio do Nudis serão instituídas políticas, programas, projetos e atividades que promovam a equidade de gênero e uma educação não-sexista em uma perspectiva étnica, racial e de classe. “Esperamos contribuir para a promoção da educação não-sexista no IF Goiano”, afirma a presidente do Núcleo, Leigh Maria de Souza.
Como primeira ação, o grupo está trabalhando na elaboração e aprovação do regulamento do Nudis, que foi finalizado em reunião realizada na Reitoria do IF Goiano, no dia 14 de novembro. O documento será apreciado pelo Colégio de Dirigentes dia 5 de dezembro e em seguida passará pela Câmara de Ensino da Instituição. Por fim, o regulamento será encaminhado ao Conselho Superior na 1ª reunião de 2018.
Com a aprovação do documento, a previsão é que se crie um conselho gestor na Reitoria, vinculado à pró-reitoria de Ensino, em articulação com às Pró- Reitorias de Pesquisa e Extensão, com a implantação dos NUDIs /local em cada campus da Instituição.