Governo lança chamada para preservação de reserva do Cerrado em Niquelândia

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e com a empresa Reservas Votorantim Ltda., lançou nesta sexta-feira, dia 21, a Chamada Pública nº 10/2022 – Conservação da Biodiversidade-Legado Verdes do Cerrado. Veja o edital completo.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade no âmbito da Reserva Legado Verdes do Cerrado, no município de Niquelândia. Desta forma, a Fapeg vai apoiar a formulação e implantação de projetos de pesquisa que possam ampliar as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico, que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico do Estado e que tenham capacidade de impactar com soluções práticas a preservação do bioma Cerrado.

Pesquisadores doutores que tenham vínculo com instituições de ensino superior ou instituições de ciência, tecnologia e inovação do estado de Goiás podem submeter seus projetos de pesquisa pela plataforma OPP-Fapeg até o dia 21 de novembro. Os projetos terão o valor máximo de R$ 100 mil. A duração mínima da pesquisa será de 12 meses e a máxima de 24 meses. Alimentação e hospedagem dos pesquisadores contemplados nas dependências da reserva, durante as atividades de pesquisa de campo, serão de responsabilidade da CBA. O valor total destinado para esta chamada é de R$ 300 mil.

Serão consideradas prioritárias as propostas que representem esforços de médio e longo prazo da equipe proponente, visando atingir impacto duradouro para a conservação dos hábitats e espécies, alvos da proposta, e que demonstrem a viabilidade no alcance de resultados, considerando a produção de informações básicas imprescindíveis para a tomada de medidas conservacionistas, mas que estejam claramente ligadas a ações futuras para utilização do conhecimento obtido; a elucidação de aspectos relevantes que promovam a conservação de habitats, espécies ameaçadas ou chave para o funcionamento de ecossistemas ou biomas; e a promoção e a ampliação do conhecimento e conservação de ambientes naturalmente isolados ou relictuais.

Eixos temáticos 

As propostas devem ser direcionadas a um dos seguintes eixos temáticos:

  • Biodiversidade e Território e devem produzir conhecimento e desenvolver ações práticas em temas estratégicos da biodiversidade do Cerrado, com foco no mapeamento e monitoramento da fauna e contribuição na geração de valor e renda e minimização de impactos relacionados ao uso e ocupação do solo. Entre os itens o edital aponta: Estimativa populacional e manejo do caititu, Pecari tajacu; Identificação e monitoramento de abelhas nativas melíferas; Valoração de serviços ecossistêmicos; Mapeamento de fauna – principalmente mamíferos e avifauna;  Flora- montagem de um herbário;  Economia regenerativa para solo, subsolo e águas subterrâneas e agroflorestas;  Espeleologia, com foco em estudos prévios e outros materiais relacionados as cavernas.

 

  • Carbono: Projetos de carbono em áreas florestais e agrícolas são uma das estratégias para mitigação dos impactos das mudanças climáticas e disseminação de boas práticas de uso e ocupação do solo. A proposta de fomentar pesquisas sobre a temática busca colaborar com a geração de conhecimento e aplicação prática em projetos de valoração e análise de cálculos de carbono para as diferentes fitofisionomias do bioma cerrado e suas áreas agrícolas. Entre os itens o edital aponta: Determinação de curvas alométricas de carbono em áreas de vegetação nativa e áreas cultivadas (extensivo e agrofloresta); Valoração de carbono em áreas de vegetação nativa e áreas cultivadas; e Estudo sobre carbono biogênico, relacionado à pecuária e solo.
  • Agricultura Sustentável: Fomentar a geração de conhecimento e a aplicação prática de negócios regenerativos com foco na agricultura e pecuária no bioma Cerrado. Entre os itens: Biotecnologia, bioinsumos e manejo do solo com utilização de capins nativos do cerrado em áreas agrícolas e de pastagens; Economia regenerativa para solo, subsolo e águas subterrâneas e sistemas agroflorestais. 

Avaliação

O processo de seleção passará por quatro etapas. As propostas serão avaliadas usando a sistemática da análise pelos pares e contempla a fase de enquadramento da proposta; análise por consultores ad hoc; análise por comitê científico que será composto por pesquisadores doutores com reconhecimento nas áreas das propostas submetidas; e por fim, as propostas passarão por uma análise final pela diretoria executiva da Fapeg.

Reserva

A Reserva fica ao Norte do Estado de Goiás, na ecorregião da Bacia do Alto do Tocantins, mais precisamente no município de Niquelândia a 290 km de Goiânia via BR 414. A reserva em Niquelândia é composta por duas áreas que totalizam 32,5 mil hectares, (Fazenda Engenho, com 27,4 mil hectares e Fazenda Santo Antônio da Serra Negra, com 5,1 mil hectares), consolidando 84% de áreas com bens ambientalmente relevantes, como cursos d’água, Áreas de Preservação Permanente e vegetação nativa de Cerrado. O Município de Niquelândia apresenta as características básicas das fitofisionomias e biodiversidade clássicas do Cerrado. Sua vegetação é caracterizada pela presença de árvores baixas com galhos retorcidos e raízes profundas isso devido ao alto grau de acidez do solo. Como representantes da fauna, onça-parda, lobo-guará, araras, seriemas, emas e, em relação à ictiofauna, o tucunaré e a traíra são destaques na região. Inserida na Bacia Hidrográfica Araguaia–Tocantins, a região também é rica em recursos hídricos.

Eventuais dúvidas relacionadas a este Edital deverão ser enviadas à FAPEG exclusivamente através do e-mail atendimento.fapeg@goias.gov.br, que serão respondidas no prazo máximo de dois dias úteis.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo