Governo de Goiás investe R$ 8 milhões para apoiar projetos de pesquisa em CT&I através da aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes

Investir no sucesso da produção científica e tecnológica significa, também, investir no desenvolvimento do Estado. Para isso, a Fapeg lançou nesta sexta-feira, dia 16/06, o Edital nº 04/2023 – Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Aquisição de equipamentos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas em CT&I.

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), vai investir R$ 8 milhões para apoiar projetos científicos de laboratórios acadêmicos das Instituições de Ensino Superior (IES) de Goiás. Para isso, lançou nesta sexta-feira, dia 16, a Chamada Pública nº 04/2023 – Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Aquisição de equipamentos. A submissão de proposta é feita por meio de formulário disponível na plataforma OPP-FAPEG até 28 de julho.

A ideia é oferecer apoio financeiro aos coordenadores de laboratórios acadêmicos das IES de Goiás, em qualquer área do conhecimento, a serem utilizados para o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas e aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes.  A proposta deverá ser encaminhada à Fapeg na forma de projeto científico e listar os equipamentos necessários, as justificativas para sua aquisição, além de outras informações como os resultados esperados, que deverão estar vinculados às pesquisas em CT&I a serem desenvolvidas.  De acordo com o gerente científico da FAPEG, Fritz Kasbaum, “a iniciativa visa contribuir para o avanço científico e tecnológico do estado de Goiás por meio do fomento a projetos de CT&I e aquisição de equipamentos modernos. Também é objetivo favorecer a cooperação entre diferentes grupos de pesquisa, intra e interinstitucionais, e facilitar o acesso da comunidade científica goiana a novas tecnologias, já que os equipamentos deverão apresentar caráter multiusuário. Espera-se que essa iniciativa contribua para um salto na quantidade e qualidade das pesquisas em CT&I produzidas em Goiás”.

A chamada será executada em duas etapas. Na primeira, a instituição sede/executora encaminhará, via plataforma OPP-FAPEG, uma proposta institucional contendo a relação de projetos de aquisição selecionados internamente, segundo os critérios adotados pela FAPEG e descritos no edital. Na etapa 2, o coordenador do respectivo laboratório encaminhará o projeto de aquisição, também exclusivamente pela plataforma OPP-FAPEG.

Veja as orientações no edital.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo