Governo de Goiás inaugura Ceagre e lança internet 5G em Rio Verde

Cerimônia inaugura centro especializado em uso da última geração em internet móvel, automação e inteligência artificial aplicadas ao agronegócio

Lançamento Ceagre 3
Foto: Edinan Ferreira

Solenidade realizada na quinta-feira, 3, em Rio Verde, marcou a inauguração do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e o lançamento da primeira rede móvel da tecnologia 5G, em caráter experimental, no Brasil. As conquistas são resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG),a  Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG),  o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Prefeitura de Rio Verde, Claro e  Huawei.

A programação foi dividida em duas etapas, sendo a primeira o descerramento da placa de inauguração do Parque Tecnológico e do Ceagre em instalações do IF Goiano. Participaram da cerimônia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; presidente da Fapeg, Robson Vieira; pró-reitor de Ensino do IF Goiano, Virgílio Erthal; pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa; diretor-geral do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães; diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Kedson Raul de Souza Lima, prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, entre outras autoridades.  Posteriormente, houve a demonstração de cases com o uso da tecnologia 5G.

Parque Tecnológico e Ceagre

O Parque Tecnológico é um complexo voltado para o desenvolvimento tecnológico e empresarial, que visa promover a inovação e a colaboração, a competitividade industrial, a capacitação empresarial e a possibilitar sinergias em atividades de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).

A iniciativa de criação do Ceagre partiu do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, que investirá R$ 15 milhões ao longo de cinco anos. O Centro de Excelência tem o objetivo de gerar negócios focados em inovação, gerar soluções tecnológicas de alto valor agregado e deve aumentar o número de startups de agro em Goiás.

Na estrutura serão realizadas pesquisas dentro das dependências do Parque Tecnológico do IF Goiano. O Ceagre executará, ainda, projetos estratégicos em alinhamento com a política pública do setor agropecuário desenvolvendo soluções para desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado de Goiás.

Um grupo de pesquisa aplicada e inovação vai atuar nas demandas apresentadas pelo governo para o setor agrícola (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater, Agrodefesa e Ceasa), promovendo treinamentos, aplicação de Big Data do agro, fazendo monitoramento em tempo real dos principais indicadores agroeconômicos, na transferência de tecnologia para o pequeno e médio produtor, entre outras demandas que possam ocorrer.

Demonstração de cases

Lançamento Ceagre 1
Foto: Edinan Ferreira

A segunda atividade foi realizada na Fazenda Nycolle com ativação do sinal e  apresentação de dois cases de aplicação da 5G de forma experimental. Na condução do painel de trabalho, o presidente da Fapeg, Robson Vieira, agradeceu a colaboração de todas as instituições envolvidas e declarou “hoje é um dia especial, uma transformação digital no agronegócio e Goiás está à frente na necessidade de ser ágil. É fundamental termos o 5G e quando o leilão [da tecnologia ] for lançado no Brasil, nós já estaremos na frente. Somos os primeiros”.

Sobre a aplicação das tecnologias digitais ao Agro 4.0, o diretor de produto do Ceagre, Luiz Eduardo Bueno, afirmou que “ objetivo, a princípio, não é apresentar nenhum produto final para ser comercializado e sim demonstrar as potencialidades e o início da aplicabilidade dessas tecnologias com infinitas possibilidades.  As demonstrações de casos de uso real são baseadas em três pilares: uso da tecnologia 5G, transferência e armazenamentos das informações em uma nuvem e aplicação de inteligência artificial aos dados coletados.” De acordo com Bueno, o uso dos três pilares vai possibilitar a entrega ágil de resultado para que o produtor possa tomar as decisões imediatas e urgentes e com redução do custo operacional.

Proprietário da Fazenda Nycolle, Cairo Arantes, fez uma experiência em tempo real com o uso de óculos de realidade virtual na demonstração envolvendo a propriedade. “Serve para qualquer produtor para ter informação em tempo real. Isso ajuda a tomar decisões mais rápidas e fazer o negócio ser rentável”, ressaltou Arantes.

Para o diretor do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), Anderson Soares,
“a automação já se popularizou e pode ser entendida como controle de processos operacionais que visa realizar atividades de forma mais rápida, mais barata e com padrão”.

Foto: Edinan Ferreira

Reconhecimento

A importância da realização de ações conjuntas para darem resultado foi ressaltada pelo secretário-chefe geral da governadoria, Adriano da Rocha Lima. “Quando falamos de tecnologia não existem ações isoladas que façam realmente efeito. Tecnologia precisa funcionar em rede combinada. E que temos aqui? O Ceagre inaugurado hoje, focado em tecnologia voltada para o agronegócio, temos o Ceia, voltado para a inteligência artificial, temos a parceria com a Claro fornecendo tecnologia 5G, temos o IF Goiano participando com as pesquisas e a Fapeg.”

A empresa multinacional de equipamentos para redes, Huawei, também é parte essencial do projeto. O CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng frisou que o “Brasil é líder da agricultura no mundo, e novas tecnologias podem trazer mais eficiência e benefícios”.  Afirmou ainda  que Goiás, sob gestão de Ronaldo Caiado, “está sempre fazendo o possível para atrair novas tecnologias”.

Ao encerrar o evento, o  governador Ronaldo Caiado enfatizou que o uso de tecnologia 5G aplicada ao agronegócio “vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente. Todo Brasil vai voltar os olhos para Rio Verde nos próximos meses.” O governador observou ainda que estes lançamentos marcam um divisor de águas para o agro no que “há de mais importante em termos de tecnologia”.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo