Governador destaca força da pecuária na economia de Goiás
Ao discursar, nesta quarta-feira, na abertura da 3ª Goiás Genética, no auditório Augusto Gontijo do Parque de Exposição de Goiânia, o governador Marconi Perillo fez um histórico do desenvolvimento econômico de Goiás, lembrando que o agronegócio “é a mola propulsora do crescimento do Estado na balança comercial, geração de empregos e de renda”.
A 3ª Goiás Genética, que começou no último dia 7 e se estenderá até o próximo dia 15, objetiva difundir as novas tecnologias de melhoramento genético a pecuaristas, por meio de palestras, workshops e apresentação de programas do gênero. Paralelamente, estão sendo realizadas exposições de 250 animais e leilões de 1,5 mil bovinos. A promoção é da Associação Goiana de Criadores de Zebu ( AGCZ).
Marconi destacou os altos investimentos da Fapeg em pesquisas, algumas delas envolvendo tecnologias ligadas à agropecuária. Disse que já foram investidos mais de R$ 100 milhões em projetos de pesquisas e inovação e que, até o final do ano que vem, outros R$ 100 milhões deverão ser liberados.
O governador defendeu uma mudança radical no meio produtivo da pecuária através da maximização dos espaços destinados à criação de gado. “Temos que avançar na tecnologia para que possamos, através da ciência, produzir mais com qualidade sanitária, em espaços cada vez menores”, comentou. “Hoje pelo menos 40% dos empregos gerados no Brasil são provenientes da atividade agropecuária. O país é dependente dessa atividade, responsável por 50% das exportações brasileiras”,completou o governador. O presidente da AGCZ, Clarismino Luiz Pereira Júnior, elogiou a parceria do Governo do Estado com o setor.