Goiás tem 130 projetos inovadores inscritos no Programa AceleraGO powered by InovAtiva

Com as inscrições encerradas no último dia 6, o Estado de Goiás registrou 130 propostas de negócios inovadores no Programa AceleraGO – powered by InovAtiva, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Pacto Goiás pela Inovação. As inscrições foram provenientes de 17 municípios goianos, com Goiânia na liderança (99), Anápolis (9), Aparecida de Goiânia (4), Águas Lindas, Cidade de Goiás, Jataí e Rio Verde (2), e Alexânia, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Hidrolândia, Itaberaí, Itapuranga, Luziânia, Pirenópolis, Pontalina e Quirinópolis (1).

As 130 propostas submetidas ao programa serão avaliadas por, pelo menos, dois avaliadores cada, e o resultado preliminar dos 25 projetos aprovados deverá ser divulgado no dia 19 de setembro.

Com destaque para a temática Plataformas, que obteve 34 propostas, o foco dos candidatos seguiu com propostas de solução e tecnologia nas áreas de Tecnologias Sociais (24), Outras (11), Sistema autônomo e Tecnologias sustentáveis e verdes (9 cada), Biotecnologia e Inteligência artificial (8 cada), Internet das coisas (5), Big data, Cloud Computing, Machine Learning/Deep Learning, Xaas (Tudo como um serviço) (3 cada), Impressora 3D e Sistema omnichannel (2 cada), Criptografia/Blockchain/Cibersegurança, Gamificação, Nanotecnologia, No code e Low code, Realidade virtual/Ar/Nft/Metaverso e Smart cities (1 cada).


Gênero e escolaridade
Foram 73 propostas apresentadas por homens, 55 por mulheres e dois que não declararam. Com relação à formação acadêmica dos proponentes, foram 79 com graduação, 23 pós-graduação/especialização, 11 ensino médio, 9 mestrado, 5 doutorado e 3 pós-doutorado. As principais áreas ou segmentos de atuação dos projetos apresentados foram: Saúde (25), Tecnologia da Informação e Comunicação (8) e Educação (8). E ainda, Agronegócio, Moda e vestuário, Alimentos, Medicamentos, beleza e bem-estar, Mobilidade urbana, entre outros.

Como funciona
O programa é voltado a negócios em estágios iniciais e os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 10 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter projetos inovadores em soluções com viabilidade junto ao mercado.

Na etapa final, os participantes que concluírem a capacitação empreendedora terão oportunidade de apresentar seus projetos de negócios em evento de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes e investidores.

O AceleraGO powered by InovAtiva é realizado e executado, em Goiás, pela Fapeg, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Pacto Goiás pela Inovação, com apoio e suporte do hub InovAtiva – conjunto de ações e programas voltado a empresas startups e ecossistemas de empreendedorismo inovador, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Programa conta com suporte técnico e metodológico à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), entidade executora do hub InovAtiva, e conta com apoio metodológico da Fundação Wadhwani, por intermédio de parceria com a Fundação Certi.

Assessoria de Comunicação da Fapeg


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo