Goiás lança programa para impulsionar ecossistema inovador

O AceleraGO powered by InovAtiva é um programa que visa impulsionar projetos inovadores com o propósito de fortalecer o empreendedorismo inovador no Estado de Goiás. A política pública promove um conjunto de iniciativas de apoio e é aberta a soluções de todas os segmentos de negócios que estejam nas fases de criação, ideação ou validação. As inscrições estão abertas e os selecionados vão receber, gratuitamente, mentorias, capacitação empreendedora e terão oportunidades de apresentar seus projetos de negócios em eventos de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes, investidores e outros atores

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizaram na tarde dessa quinta-feira, 10, no Hub Goiás, a solenidade de lançamento e apresentação do Programa AceleraGO powered by InovAtiva. O evento contou com as presenças de representantes do ecossistema goiano de inovação. O InovAtiva é um programa de impulsionamento de projetos (startups) e ideias inovadoras que vai selecionar 25 propostas e oferecer aos empreendedores, durante 12 semanas, diferentes oportunidades para incentivar negócios inovadores de forma gratuita e equity free, de qualquer setor produtivo e de diferentes estágios de maturidade, desde a ideação à maturação. Oferece ainda, a oportunidade de conexão com mentores, investidores, fundos de investimentos, parceiros, grandes empresas e potenciais clientes; além de capacitação empreendedora.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 6 de setembro no site https://www.inovativa.online/powered-by/acelerago/. A Chamada Pública 08/2023 foi lançada pela Fapeg e o edital (link) encontra-se disponível no site. O edital prevê o resultado para o dia 04/10/2023 e a capacitação das propostas selecionadas ocorrerá logo após o resultado, nos meses de outubro e dezembro.

O AceleraGO powered by InovAtiva será realizado e executado, em Goiás, pela Fapeg com apoio e suporte do hub InovAtiva – conjunto de ações e programas voltado a empresas startups e ecossistemas de empreendedorismo inovador, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Programa conta com suporte técnico e metodológico à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), entidade executora do hub InovAtiva, e conta com apoio metodológico da Fundação Wadhwani, por intermédio de parceria com a Fundação Certi. Tem o apoio também do Pacto Goiás pela Inovação.

A iniciativa é uma oportunidade para impulsionar projetos e equipes que desenvolvam soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços em qualquer área de atuação; projetos em estágio inicial que estejam na fase de criação, ideação ou validação cujo modelo de negócio não esteja consolidado; e para projetos e equipes com modelos de negócio que tenham potencial para se tornarem escaláveis, com mercado de tamanho representativo e potencial de crescimento.

Lançamento

Durante o evento de lançamento, o diretor de programas e monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, representante do presidente da Fundação, Robson Domingos Vieira, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu aos parceiros do programa em Goiás. Ele falou da expectativa da fundação sobre o novo programa. “ A Fapeg está totalmente voltada a fazer o esforço necessário para que o AceleraGo seja um sucesso, assim como vários outros programas fomentados pela instituição, e a fazermos com que tenhamos várias inscrições”, disse ele.  Para o diretor do Departamento de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do MDIC, Luis Fellipe Gondim Ramos, o AceleraGO powered by InovAtiva “é mais que um programa de impulsionamento de negócios de sucesso. É uma política pública de desenvolvimento de economia e parte do princípio da interação e relacionamento impulsionador entre os atores do ecossistema de inovação”.

A diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Oliveira Pires, “o programa AceleraGo é uma iniciativa que deverá atingir todo o Estado de Goiás e ter o máximo de inscrições possíveis, tendo o envolvimento de toda a rede de ecossistema de inovação do Estado” disse ela. E completou “esse programa consolida uma série de ações que o Governo de Goiás já vem fazendo para transformar Goiás cada vez mais  em uma potência de aceleração de negócios inovadores capazes de alavancar o desenvolvimento econômico do estado”, destacou. Sheila Pires era subsecretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti e acaba de assumir a nova função no governo federal, tendo anunciado o novo cargo durante o evento.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, que esteve também esteve presente na solenidade, “o Governo de Goiás acredita que o estado tem potencial inovador, já sendo destaque em vários segmentos da economia e tem força pra alcançar patamares ainda mais elevados no desenvolvimento de negócios inovadores de sucesso e o governador Ronaldo Caiado está empenhado nessa meta”, disse. “Para tanto, programas como o AceleraGo são fundamentais para alcançarmos esses resultados”, completou.

Durante a solenidade, foi realizada uma mesa-redonda para ampla discussão sobre o programa e esclarecimentos com a plateia presente, conduzida pela diretora Sheila Pires e a gerente de inovação da Fapeg, Polyana Mendonça, com a participação das empreendedoras Iara Mendes Maciel e Melyssa Mariana Gomes Silva, as quais falaram das suas experiências com seus negócios fomentados por programas da Fapeg; e também o representante da Fundação Certi, Renan Hubert, que apresentou os detalhes do programa e das inscrições ao AceleraGo.

Dúvidas sobre o programa podem ser encaminhadas para o e-mail: inovativa.fapeg@goias.gov.br  e para o atendimento da Fapeg   atendimento.fapeg@goias.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo