Goiás anuncia linhas de pesquisa da 8ª edição do PPSUS
Programa visa descentralizar fomento à pesquisa em saúde e atender demandas locais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulga as linhas de pesquisa que compõem a chamada pública da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Prevista para o segundo semestre deste ano, a iniciativa descentraliza o fomento à pesquisa em saúde, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico com foco nas necessidades específicas de saúde de cada Unidade Federativa (UF) brasileira.
O PPSUS tem como objetivo atender às demandas regionais de saúde, proporcionando melhorias nas condições de vida da população. As linhas de pesquisa são estabelecidas durante a Oficina Virtual de Prioridades de Pesquisas (OPP), que ocorre em três etapas. Na primeira etapa, profissionais de saúde e gestores do estado identificam problemas com base nos Eixos Temáticos fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. Em seguida, esses problemas são priorizados pelos mesmos profissionais e gestores. Por fim, a comunidade científica do estado é consultada para sugerir linhas de pesquisa a partir dos problemas priorizados.
Este processo conta com a participação ativa de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), da FAPEG e da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES GO).
As linhas de pesquisa estabelecidas refletem um esforço colaborativo para direcionar os esforços científicos para as áreas mais críticas e urgentes da saúde pública no estado de Goiás. O documento detalhado com as linhas de pesquisa está disponível em formato PDF. Clique aqui para abrir.
Saiba mais: Oropouche e Mpox são incluídas nas linhas de pesquisas do eixo Vigilância em Saúde do PPSUS (alteração na linha 5 do Eixo III – 21/08/24)
Foto: Agência Gov EBC