Gestores da Fapeg visitam sede da Embrapa com foco na prospecção de pesquisas internacionais

Reunião tratou de parcerias para fomento de pesquisas na produção de arroz em países do continente Africano, por meio da Câmara de Agricultura Brasil-África

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Embrapa deram os primeiros passos em direção a uma possível colaboração para impulsionar pesquisas na produção de arroz em países africanos. Em uma reunião realizada na sede da Embrapa nesta terça-feira (28), representantes discutiram estratégias para fomentar projetos conjuntos nesses territórios, por meio da Câmara de Agricultura Brasil-África.

A visita, liderada pelo presidente da Fapeg, Marcos Arriel, e acompanhada pelo diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, e pelo gerente de Parcerias Internacionais, Gabriel de Paula, teve como foco explorar oportunidades de pesquisa e colaboração com países africanos, particularmente na produção de arroz. A iniciativa, ainda em estágio inicial, visa fortalecer laços internacionais e promover o intercâmbio científico entre as instituições.

Os gestores foram recebidos pelo chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Perpétuo Guimarães, que apresentou as propostas aos gestores da Fapeg para que possíveis fomentos possam ser realizados nestas pesquisas. Élcio falou sobre as estratégias de viabilização dessas parcerias por meio da Câmara de Agricultura Brasil-África. “Temos diálogos, alguns já avançados, para as parcerias com estes países na colaboração para a produção de arroz, que é nossa expertise, e precisamos de instituições como a Fapeg para prospectar nossas pesquisas a níveis internacionais”, esclareceu.

Élcio Perpétuo também pontuou os avanços na plantação de arroz, resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa. “Nossas pesquisas garantiram maior produção em menor espaço. Isso acontece graças às pesquisas e investimentos nos pesquisadores, gerando benefício à população e também ao meio ambiente, com sustentabilidade”, exemplificou e destacou a importância da parceria com a Fapeg.

Na oportunidade, o pesquisador da Embrapa Goiás e membro do Conselho Superior (Consup) da Fapeg, Alcido Elenor, comemorou a importância do encontro para aproximar as instituições e garantir a destinação assertiva de recursos de financiamento à pesquisa.

Durante a reunião, Marcos Arriel reforçou a importância da Embrapa no desenvolvimento de pesquisas na área da alimentação e lembrou que a reestruturação da Fapeg em 2023 garantiu a possibilidade de maior acesso ao fomento para o desenvolvimento de pesquisas no estado de Goiás. “Nossas demandas aumentaram, tivemos um incremento em nosso orçamento, que foi triplicado, o que garantiu apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação”.

O presidente da Fapeg também comemorou as parcerias entre as instituições para a captação de recursos e investimentos em pesquisa e inovação. “É importante ter esse diálogo interinstitucional com a Embrapa, UFG e até mesmo instituições privadas, ampliando o número de pesquisas e colaborando com o desenvolvimento regional”, pontuou.

Equipes técnicas da Fapeg e da Embrapa continuarão em diálogo para a avaliação de possíveis parcerias no fomento de pesquisas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo