Gerente de Inovação da Fapeg apresenta Centelha, programa de empreendedorismo em Goiás

A gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Polyana Mendonça, falará sobre o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha II pelo canal do YouTube do IFG Formosa.

O IFG apoia o Programa Centelha e os Câmpus Formosa, Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso estão envolvidos nesta ação de divulgação. Polyana fará a apresentação do edital, esmiuçando os tópicos do documento e explicando como funciona o Programa.

As inscrições de ideias inovadoras de negócios foram prorrogadas até 29 de novembro e podem ser feitas no site https://programacentelha.com.br/go/​. Serão apoiados os projetos desenvolvidos com as temáticas de Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.

As propostas à segunda edição do Programa Centelha poderão ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 (doze) meses de existência anteriores à data de publicação do edital sediadas no Estado de Goiás. Os proponentes deverão apresentar suas ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, com potencial para se transformar em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos listados no edital do Programa Centelha. A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em três fases distintas e eliminatórias.

Os projetos contemplados receberão até R$ 60 mil em subvenção econômica, bolsas de apoio técnico, capacitações, networking com parceiros e suporte para alavancar o negócio.

Programa Centelha

O Programa Centelha é uma iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI. Em Goiás, o Programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e o Instituto Federal de Goiás é uma das instituições parceiras da iniciativa.

Entre os objetivos principais do Programa estão: a geração de novas empresas de base tecnológica; a geração de inovações que sejam de interesses sociais e empresariais; e a formação da cultura do empreendedorismo inovador, a fim de fortalecer os ecossistemas de inovação do país.

Fonte: IFG Formosa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo