Fundo Newton financia pesquisas que envolvem uso de nitrogênio na agricultura
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e parceiros britânicos como Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e Natural Environment Research Council (NERC) estão com chamada pública aberta relacionada a Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola. As propostas, que podem ser submetidas até as 16h do dia 22 de julho, devem levar em conta o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados sintéticos em sistemas de agricultura intensiva.
Ao todo, 15 FAPs, entre elas a FAPEG, aderiram à chamada fomentada em parceria com o Fundo Newton. Todas as propostas devem abordar um trabalho bilateral entre pesquisadores brasileiros e britânicos. O edital completo, em inglês, pode ser conferido através do link.
A chamada também está aberta para pesquisadores indianos e chineses. O financiamento será dividido igualmente entre Brasil, China e Índia em função da procura e da qualidade das candidaturas recebidas.
O edital busca explorar maneiras de melhorar os atuais níveis de produção agrícola com menos insumos energéticos e redução de impactos ambientais. Além disso, o objetivo é encorajar a investigação inovadora que irá conduzir à produção de altos rendimentos de culturas com entradas mais baixas de nitrogênio e fertilizantes no solo.
Fundo Newton
O Fundo Newton é uma iniciativa britânica que promove o desenvolvimento social e econômico de países emergentes parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osborne em abril de 2014, o Fundo Newton deverá investir £27 milhões até 2017. Já foram lançadas 7 chamadas em parceria com o CONFAP, as primeiras ainda em 2014. Naquele ano, o investimento das FAPs foi de cerca de R$ 16 milhões.
*Com informações do Confap
Assessoria de Comunicação Social