Fundações estaduais lideram investimento em pesquisa no Brasil, aponta CONFAP
FAPs superam agências federais e são as principais responsáveis pelo fomento à ciência, tecnologia e inovação no país. Goiás bate recorde de investimento em ciência e reforça liderança estadual no fomento à pesquisa
O 67º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizado em Macapá, destaca o protagonismo das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) no financiamento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Dados apresentados pelo presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, mostram que as FAPs ultrapassaram as agências de fomento federais, consolidando-se como as maiores investidoras do setor no país.
“O Brasil avança na ciência, mas esse avanço tem sido sustentado, principalmente, pelos esforços estaduais. São as Fundações Estaduais que garantem a continuidade do investimento em pesquisa e inovação, muitas vezes compensando a ausência de recursos federais”, afirmou Dellagostin, que se despede da presidência do CONFAP nesta edição do evento.
A abertura do Fórum contou com a presença de autoridades do setor, incluindo o governador do Amapá, Clécio Luís, que destacou a importância da pesquisa aplicada para o desenvolvimento social e econômico. “A pesquisa aplicada é a redenção para oferecer um modelo para o desenvolvimento social e econômico do país”, declarou o governador.
O evento também enfatizou a necessidade de ampliação dos investimentos estaduais e a busca por maior autonomia no fomento à pesquisa. O anfitrião do Fórum e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), Gutemberg de Vilhena Silva, ressaltou que o crescimento do investimento estadual reflete a maturidade do sistema de ciência e tecnologia nos estados. “Temos mostrado que, mesmo diante de desafios, as FAPs são capazes de transformar o cenário da pesquisa brasileira com investimentos estratégicos e bem aplicados”, pontuou.
Em Goiás, o investimento em ciência, tecnologia e inovação alcançou um recorde histórico mais de R$ 100 milhões em 2024, consolidando o estado como uma referência nacional no setor. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) expandiu sua atuação com 32 novos editais lançados e um crescimento expressivo no fomento a centros de excelência voltados para saúde, genética e segurança hídrica. “Goiás tem feito sua parte e o investimento recorde da FAPEG mostra que um governo comprometido com a ciência gera impacto real para a sociedade. O reconhecimento da pesquisa como motor do desenvolvimento econômico tem sido nossa prioridade”, afirmou Marcos Arriel, presidente da FAPEG.
A programação do Fórum segue nesta sexta-feira (21), com a eleição da nova diretoria do CONFAP e debates sobre estratégias de fomento para os próximos anos.