Fórum do Nacional do Confap discute demandas da área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Presidentes de FAPs e secretários estaduais de CTI.
Presidentes de FAPs e secretários estaduais de CTI. Foto: Núbia Rodrigues/ Ascom Fapeg

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a cerimônia de abertura da segunda edição de 2016 do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa (Confap). O evento, que está sendo realizado junto ao Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), acontece durante as comemorações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Durante a solenidade de abertura, foram assinados convênios e parcerias e realizadas homenagens. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o presidente e a vice-presidente do Confap, Sergio Gargione e Maria Zaira Turchi – também presidente da Fapeg, a presidente do Consecti, Francilene Garcia, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa, representando o governador Fernando Pimentel, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, representando o Ministério de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações.

Durante o período vespertino, as atividades do Fórum Confap/ Consecti foram realizadas na sede da Fapemig. No início das atividades, o presidente da Fapemig solicitou que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Arana Varela, que havia morrido na quarta-feira (18) em consequência de um câncer.

Em seguida, foi realizado um debate acerca do conteúdo da Carta de Belo Horizonte, documento ainda em construção que elenca as principais demandas para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação do País e que deve ser entregue ao presidente interino do Brasil, Michel Temer. “Gostaríamos de aproveitar o momento de encontro entre os dois fóruns para discutir esta carta e as demandas da nossa área”, afirmou a presidente do Consecti, Francilene Garcia.

Durante a tarde, ainda foram realizadas discussões a respeito dos impactos do Marco Legal de CTI. Logo após, foi a vez da reunião com as agências e fontes de fomento federais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível  Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a coordenador geral de Programas Estratégicos da Capes,  Idelazil Talhavini, o Confap é o ponto focal do diálogo entre a Coordenação e as Fundações de Amparo à Pesquisa.

O Fórum Nacional do Confap se encerra nesta sexta-feira (20) com uma reunião interna entre os presidentes das Faps.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo