Fapeg vai sediar Fórum Nacional do Confap/Consecti em 2025

O anúncio foi feito durante a última reunião de 2024 do Conselho Superior da Fapeg (Consup), quando foram apresentadas as ações realizadas em 2024, discutido o planejamento de ações e orçamento para 2025, e homologados acordos e editais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) já prepara as comemorações dos seus 20 anos, em 2025. São duas décadas que precisam ser celebradas, e o “ Projeto Fapeg 20 Anos ” será lançado em fevereiro, durante a solenidade do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação – 3ª Edição. Os eventos ao longo de 2025 estão sendo organizados, já com os preparativos de lançamento do selo comemorativo. Para encerrar as festividades, a Fapeg vai sediar o Fórum Nacional do Confap/Consecti, evento que vai reunir presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) para a troca de experiências e diálogo com entidades e agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.

O anúncio foi feito pelo presidente da Fapeg, Marcos Arriel, durante a quarta e última reunião ordinária do Conselho Superior da Fapeg (Consup Fapeg) na manhã desta sexta-feira, 29, na sede da Adufg, Setor Leste Vila Nova. Coordenado pelo presidente da Fapeg, que também preside o Consup, o encontro teve como focos a prestação de contas das atividades executadas em 2024 e a apresentação do planejamento para 2025, além de homologação de editais e acordos. A primeira reunião do Consup do ano de 2025 acontecerá no dia 27 de fevereiro.

Arriel destacou o compromisso da Fapeg com o avanço da ciência no Estado e ressaltou a estratégia de governo ao triplicar o orçamento destinado à pesquisa científica, tecnológica e de inovação que vem impactando o desenvolvimento econômico e social de Goiás. Em 2024 foram lançadas 30 chamadas públicas, com recursos da fundação, governo estadual e de parcerias com agências federais, organizações empresariais e Confap para o incentivo à inovação – da ideação à inserção de produtos e processos no mercado e desenvolvimento de startups; apoio ao desenvolvimento de instituições de ensino superior e recursos humanos.

E ainda, ações de equidade, sejam ações de inclusão, diversidade e apoio a áreas subfinanciadas. Arriel falou ainda do cumprimento tempestivo de todas as etapas dos editais; da política pública de apoio à estruturação de centros de excelência, citando os três centros lançados somente em 2024; das ações em prol da internacionalização e interiorização da ciência; da revisão do planejamento estratégico da Fundação e da reorganização da Comunicação Setorial; da melhoria das condições de trabalho, incluindo os novos servidores, otimização de processos e reforma da sede da instituição.

Planejamento
O presidente da Fapeg apresentou um histórico da execução orçamentária e financeira da Fapeg dos últimos 18 anos (2007 a 2024), destacando os valores aprovados pela LOA, o que foi realizado de suplementação orçamentária, o autorizado e frisou os crescentes investimentos e ressaltou o compromisso do último ano de pagamento das despesas dentro do ano em exercício.

Próximos convênios e editais
Uma das chamadas carros-chefe da Fapeg, de Concessão de bolsas de formação em mestrado e doutorado foi homologada pelos conselheiros e contará com investimentos de até R$ 12.480.000,00 em 2025. Também foram homologados os editais Bolsa de excelência na pós-graduação; o Programa de apoio à realização de evento científicos, tecnológicos e de inovação; Programa pesquisador visitante estrangeiro; Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha 3).

Próximas reuniões
As próximas reuniões do Consup foram definidas: 27 de fevereiro, 30 de maio, 29 de agosto e 28 de novembro.

O Consup foi estabelecido pela mesma lei de criação da Fapeg, nº 15.472 de 12 de dezembro de 2005, como instância máxima de deliberação da Fundação. Além do presidente da Fundação, que também conduz os trabalhos do Conselho, a entidade conta com 15 membros indicados entre representantes das instituições de pesquisa e de ensino superior, dos setores empresarial e do governo, que atuam para contribuir com a orientação das políticas de fomento em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Goiás, promovidas pela Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo