Fapeg tem representante no Encontro de Diretorias Científicas, Técnicas e de Inovação em Curitiba
O evento acontece nos dias 27 e 28 dentro das programações da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles, participa do encontro para discutir ciência, pesquisa e inovação com diretores das demais Fundações de Amparo à Pesquisa.
O diretor Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Rodrigues Leles, participa hoje e amanhã, 27 e 28, em Curitiba (PR), do I Encontro das Diretorias Científicas, Técnicas e de Inovação das Fundações de Amparo à Pesquisa que ocorrerá durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento está sendo organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Araucária.
O encontro acontece na Sala Prospectiva da Fundação Araucária, no Campus da Indústria (FIEP), Jardim Botânico. No primeiro dia os participantes vão debater, no período matutino, o tema “Ciência Aberta”, com a palestrante Sarita Albagli. À tarde, “Mission-Oriented Funding”, com os palestrantes Caetano C. R. Penna e Andrea Laplane. No dia 28 de manhã “Indicadores/Avaliação” é o tema da palestra do professor Sérgio Luiz Monteiro Salles-Filho; e das 13 às 15h30, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o moderador Carlos Américo Pacheco, di
retor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fapesp.
Em seguida está previsto o treinamento para as FAPs que desejarem utilizar a iAraucária. A Plataforma iAraucária é um recurso que permite identificar e localizar pesquisadores usuários da Plataforma Lattes, suas produções científicas e técnicas, diferentes perfis de formação e de atuação. Também permite acesso a informações dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas respectivas áreas de concentração. A identificação de pesquisadores leva também à identificação da infraestrutura na qual eles atuam (universidades, laboratórios, centros de pesquisa, dentre outros).